Regularização Imobiliária: saiba como solicitar pela Central das Certidões

Todas as transações imobiliárias que envolvem a compra, venda ou  doação de um imóvel demandam de procedimentos importantes para que a propriedade esteja com sua documentação regularizada.

Estes procedimentos envolvem, sobretudo, a lavratura da Escritura Pública de Compra e Venda/Doação e seu registro na matrícula do imóvel.

Apesar da importância deste registro e transferência do imóvel, é comum que existam casos em que apenas documentos particulares sejam feitos para formalizar toda a transação.

As principais consequências desta irregularidade envolvem a possibilidade de aplicação de multas, desvalorização do imóvel e até mesmo a perda do bem em casos de ações movidas contra o antigo proprietário.

Como solicitar a regularização imobiliária pela Central das Certidões ?

Central das Certidões tem o compromisso de continuar aprimorando os seus serviços.  Por isso, agora é possível solicitar o processo de regularização imobiliária em nosso site oficial.

A Central das Certidões conta com uma equipe exclusiva e capacitada para tratar de todo o seu processo de regularização de imóveis. Confira abaixo, alguns dos serviços disponíveis:

  • Processo de usucapião;
  • Emissão de certidões do histórico do imóvel;
  • Certidões e documentos para a lavratura de escritura de compra e venda;
  • Unificação, subdivisão ou desmembramento de lotes;
  • Retificação administrativa de áreas;
  • Averbação de construção (Habite-se);
  • Registro de incorporação/constituição de condomínio (elaboramos o memorial de incorporação e/ou levamos para registro);
  • Certidões junto à órgãos Federais, Estaduais, Municipais (CND-INSS, Guias de ITCMD, ITBI, certidões e documentos em Prefeituras, etc);
  • Consultoria na lavratura de escrituras/contratos de compra e venda;
  • Regularização de imóveis em inventário;
  • Transferências imobiliárias (incorporação de bens, integralização de capital social, doação, etc);

A indivualidade de cada caso demanda que nossa equipe entre em contato para obter todas as informações necessárias, podendo assim determinar a melhor forma de resolução disponível.

Este contato por ser efetuado com Nossa Central de Atendimento ao Consumidor, no telefone gratuito 0800-7071-772 (De segunda à sexta-feira, das 09:00 às 16:30). O atendimento também está disponível por e-mail, por meio do preenchimento do nosso formulário de contato.

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23 comentários em “Regularização Imobiliária: saiba como solicitar pela Central das Certidões”

  1. Reinaldo de Paiva

    Boa Noite
    Comprei um apartamento a dois anos e meio, tenho escritura mas não registrei, nao consigo entrar em contato com o ex proprietario, estou vendendo este apartamento para meu cunhado, posso fazer para lavrar outra escritura para ele e ele registrar o imovel?

  2. Jaqueline de Jesus Souza

    Olá, vou comprar uma casa e autenticar um contrato de compra e venda no cartório, porém a rua não possui nem cep.
    Será que consigo fazer a lavratura do imóvel mesmo assim?
    Os antigos donos não tem documento da casa.

  3. tenho uma casa na cidade de brejo da madre de deus pernambuco e os membro da igreja adventista do setimo dia tomaram posso da minha casa e fazem o que querem tenho laudemio registrado em cartório e extrumento de compra e venda iptu agua no meu nome já contratei um advogado gostaria de saber se posso pedir o resacimento destes 7 anos de aluguel

  4. boa tarde perdir o contrato de compra e venda do meu terreno agora preciso de algo que comprove que é meu mandei um email para o cartorio geral de registro de imoveis da minha cidade e me informou que só existe uma tal de circunscrição no quarto oficio da minha cidade liguei para o quarto oficio e me falaram que não existia nada em meu nome lá não sei o que devo fazer?

    1. Olá Claudenilson,

      Neste caso seria recomendado retirar uma segunda via do contrato no Tabelionato de notas onde foi lavrado o mesmo, ou fazer uma busca no registro de imóveis que atende o bairro onde está situado o terreno para verificar se possui esse contrato averbado na matrícula, se caso esse contrato foi averbado.

  5. Maria Aparecida de Souza Santos

    Por favor comprei um imovel financiado e não consegui pagar por desemprego, não fiz distrato mas o banco disse que imóvel foi retomado, recebi cobrança protestada do condomínio e em contato com o banco disseram ter que precisar tirar uma matrícula no cartório de registro do imóvel. Não tenho idéia de como proceder, vcs podem me instruir…

    1. Olá Maria,

      A solicitação da certidão de matrícula atualizada do imóvel pode ser solicitada junto ao Cartório de Registro de Imóveis em que seu imóvel está registrado. Caso não saiba qual é o cartório, não é muito difícil descobrir pois cada um atende um determinado perímetro específico da cidade. Você também pode solicitar no site da central das certidões e receber a certidão diretamente em seu endereço, bastando acessar: https://centraldascertidoes.com.br/

  6. Meupai precisa dacopiada escritura da casaque elecomprou e que ficouno nome da sua mulher falecidamas que conviveu com ele por 30 anos atesua morte.o nome dele estar como procurador. Vcspodem conseguir so pelo nome da falecida?

    1. Olá Sandra,

      Existe a possibilidade da central das certidões realizar a verificação, contudo será necessário mais informações como o CPF da proprietária e a indicação do estado/cidade que as buscas deverão ser efetuadas. O CPF e o nome completo são duas informações necessárias para solicitar as buscas junto aos cartórios de notas.

  7. LUIZ ROGERIO DOS SANTOS

    boa noite como faria para resolver a minha situação comprei uma casa ja tem mas de 28 anos porem so tenho a promessa de compras e vendas como eu faria para fazer o RGI NO MEU NOME TENDO ENVISTA QUE NÃO TENHO MAS CONTATO COM ESTA PESSOA POREM O IPTU ESTAR NO MEU NOME TODOS PAGOS

    1. Olá Luiz,

      Como você não possui contato com o antigo proprietário, uma possibilidade de regularização seria o processo de usucapião. Você pode entrar em contato com Nossa Central de Atendimento, no telefone gratuito 0800-7071-772 (de segunda à sexta-feira, das 09h às 16h30) para que nossa equipe responsável realize uma melhor avaliação do seu caso.

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