Conheça as 5 principais dúvidas sobre procedimentos do Cartório de Protesto

O Cartório de Protesto é uma serventia cartorária pertencente a classe extrajudicial, possui atribuição e competência jurídica para formalizar a impontualidade de pagamento sobre uma dívida, podendo essa dívida ter origem de:
  • Cheque pré-datado;
  • Boletos/carnês não pagos;
  • Nota promissória;
  • Duplicata de serviço;
  • Duplicata mercantil;
  • Permuta;
  • Contratos em geral;
  • Entre outros documentos que se reconheçam dívidas.
Cartório de Protesto
Facilite sua vida ou da sua empresa solicitando certidões no: Central das certidões

Para registrar um protesto sobre um título não pago, o credor deve se dirigir até o Cartório de Protesto mais próximo do seu endereço ou que seja de sua preferência, requerendo ao Oficial ou a um de seus Escreventes Autorizados o protesto do título. Esta cobrança tem validade e eficácia jurídica para:

  • Executar judicialmente a dívida;
  • Requerer falência;
  • Ou aguardar que um dia o devedor venha resgatar o título, efetuando o pagamento.

 Além destes serviços atribuídos a natureza do Cartório, muitos brasileiros possuem dúvidas a respeito dos procedimentos ou mesmo em busca de informação sobre protesto. Pensando nisso, listamos as cinco principais dúvidas sobre o Cartório de Protesto:

  1. Quanto pago para protestar um título? No estado de São Paulo, não há custo para protestar; quem paga as custas é o devedor, quando do pagamento do título ou do eventual cancelamento, caso o título seja protestado. Para os demais Estados no Brasil, o credor paga as custas no Cartório e quando o título é pago pelo protestado (juntamente das custas extrajudiciais), o credor é reembolsado das custas extrajudiciais previamente pagas.
  2. Não sei em qual cartório fui protestado: Caso o interessado não saiba em qual Cartório de Protesto consta o título protestado, o serviço de atendimento ao consumidor do Serasa presta consultas e fornece informações desta natureza. Para tanto, é necessário se dirigir a agência do Serasa e solicitar este procedimento.
  3. A empresa que me protestou não existe mais: Se o título estiver protestado, o interessado deve solicitar uma Certidão de Protesto, no Cartório de Protesto que processou o título; neste documento irão constar as informações do credor, de posse destas informações, dirija-se à Junta Comercial e solicite o número de telefone e endereço do antigo proprietário ou sócio(s) a fim de quitar a dívida. A Certidão de Protesto poderá ser solicitada através do  Central das certidões , todos os Cartórios de Protesto do Brasil estão cadastrados no site e a entrega é para endereços nacionais e internacionais.
  4. Quanto pago para tirar o protesto do meu nome? Há dois casos diferentes para esta situação. O primeiro caso se enquadra ao protestado que estiver disposto a quitar sua inadimplência dentro de 3 dias úteis, após receber a intimação, sendo assim, o mesmo pagará apenas o valor da dívida. O segundo caso se aplica ao protestado que não poderá quitar sua inadimplência dentro dos 3 dias úteis que lhe foram dispostos, dessa forma, o protesto além de quitar sua dívida com o credor, deverá também arcar com as custas oneradas no Cartório de Protesto para limpar seu nome.
  5. Na minha cidade existem mais de um Cartório de Protesto: É possível nesse caso o interessado procurar o Cartório Distribuidor de Protesto, este é responsável pela distribuição dos títulos na existência de mais de um Cartório de Protestos na mesma localidade.

Adentrando no assunto da certidão do cartório de protesto, ela tem o objetivo de verificar se há pendências de quitação de títulos no Cartório de Protesto, também há possibilidade de solicitar pendências em nome de um casal. Se a certidão de protesto for negativa, representa que não há registro naquele cartório de protesto. Se a certidão de protesto for positiva, representa que há débitos (títulos) a serem quitados naquele determinado Cartório de Protesto.

No site do Central das Certidões, é possível solicitar certidão de protesto online para qualquer Cartório no Brasil, também é disponibilizada as certidões dos Dez (10) Cartórios de Protestos de São Paulo/SP, onde, com apenas um pedido, você receberá um envelope com as certidões.

538 comentários em “Conheça as 5 principais dúvidas sobre procedimentos do Cartório de Protesto”

  1. José Henrique Genesio

    Eu sai de casa de manhã e paguei uma conta atrasada, quando cheguei em casa o correio entregou um título de protesto com uma fatura da conta que eu paguei, terei que pagar as custas do cartório?

  2. Boa noite. Fui protestada há a um ano,as já paguei a dívida e o credor me forneceu a carta de anuencia. Ocorre que a perdi e agora, meses depois, estou precisando da baixa no protesto. O que pode ser feito neste caso? É possível solicitar 2a via ou outra carta de anuência? O credor me.disse que não pode forneceu. Procede?
    Obrigada.

  3. boa tarde

    estava com 5 parcelas em atraso e paguei , so que a empresa quer cobrar 30 reais por cada carta de anuência referente ao mes devido ou seja ( 5 parcelas = 150 reais de carta , so que as custas ja não são pagas no cartório quando levo a carta de anuência

  4. Minha ex-inquilina saiu devendo.
    Entrei com ação no pequenas causas, no entanto por não saber o endereço atual dela, o processo foi finalizado.
    Pensei em protestar o contrato, porém, não encontrei em nenhum lugar o prazo de prescrição para que eu possa faze-lo.

    A dívida tem 17 meses, onde 13 meses foi o prazo do processo judicial.
    E após não ter resultado, queria saber se é possível protestar sem correr o risco de ter prescrito o prazo de cobrança.

  5. Bom gosteria de um tirar uma dúvida tranferir um veículo pra uma pessoa no cartorio tudo certinho mais acabei não lêvando cópia autênticada no Detran depois de 2anos meu nome foi pra protesto tem como.eu tirar meu nome de protesto sem ter que pagar esse custo sendo que ja não estava mais com veículo…tendo como provar a data do comunicado j

  6. A receita federal protestou meu nome em uma dívida de 8.000 , no site do Serasa aparece meu nome em protesto no valor de 7.400,00 eu quero saber se este valor e as custas do processo ou é o valor que eu devo na receita federal ?

  7. Boa noite, fui protestado sem receber nenhuma intimação, procurei o cartório e eles alegam publicar em um edital de um site que nem se quer sabia da existência do mesmo, ao consultar o site que eles informaram ter publicado, da a mensagem de nada consta.

    A forma que esse cartorio faz é legal???…hoje percebi que fui protestado novamente pelo mesmo cartorio e sem receber nenhuma intimação.

    A publicação de edital não deveria ser o de maior acesso???…ou realmente eles podem publicar em qualquer lugar???…

  8. Boa tarde,
    trabalho na parte de cobrança, consequentemente temos algumas cobranças que acabam indo para cartório.
    muitas destas cobranças são pagas pelo devedor, e segundo diversos cartórios esse valor é repassado ao banco no dia seguinte para creditar a nós como beneficiários, o problema é que ao questionar ao banco pela demora do crédito, alegam que o cartório é quem atrasa, pode me informar se existe algum documento que normatize a responsabilidade do cartório e banco em relação aos prazos

  9. Aconteceu um erro na emissão do boleto, o endereço foi digitado incorretamente. O cartório devolveu o boleto por erro de informação. Existe a possibilidade de corrigir o endereço de um boleto já emitido?

  10. FUI PROTESTADO EM DOIS CARTÓRIOS O ORGÃO FOI TJMG ( DESPESAS PROCESSUAIS) O VALOR SOMADO DOS DOIS CARTÓRIOS E DE R$ 1672,98 , O FUNCIONÁRIO DE UM DOS CARTÓRIO ME FALOU QUE TINHA A OPÇÃO DE PARCELAR ESSAS DIVIDAS SOMANDO AS DUAS , E EU FALEI QUE QUERIA SIM DEI UMA ENTRADA E PARCELEI O RESTANTE, FICA A PERGUNTA EM QUANTOS DIAS CHEGA AOS CATÓRIOS O AUTO CANSELAMENTO ME FALARAM QUE E DE 3 A 5 DIAS ? VOU PRECISA DA (CARTA DE ANUÊNCIA) DESTE ORGÃO? E EM QUANTOS DIAS MEU NOME ESTARÁ LIMPO NO SERASA PAGANDO ESSA ENTRADA DESTE PARCELAMENTO E AS DESPESAS DOS CARTÓRIOS?

  11. Dúvidas: 1. Se o devedor resolver pagar apenas uma parte da dívida, o cartório recebe ?
    2. Neste caso o protesto continua em relação ao restante da dívida ou é baixado e tenho que ingressar com novo protesto em relação ao restante ?
    3. Se o devedor me procurar (credor) e fizer o pagamento de apenas uma parte da dívida, devo dar a quitação apenas dessa parte e o protesto continuará até que ele quite o restante ou terei que baixar o protesto inicial e reingressar com novo em relação ao restante da dívida ?
    4. Se o devedor me procurar (credor) e quitar a dívida pelo valor constante no cartório, posso ingressar com novo protesto em relação aos juros e correção devidos entre a data do protesto e a data do pagamento , caso ele não pague junto com a dívida principal ?

  12. Boa tarde.
    Recebi um protesto de um cartório, mas já havia negociado a dívida direto com o credor antes disso. No site de vcs vi uma informação sobre as taxas de cartório e gostaria de confirmar, se eu for hoje ou amanhã no cartório levar o comprovante do pagamento não precisarei pagar as despesas de cartório? Se isso procede está baseado em alguma lei? qual seria pfv?
    Segue o texto de vcs:
    “Quanto eu pago para tirar o protesto do meu nome? Há dois casos diferentes para esta situação. O primeiro caso se enquadra ao protestado que estiver disposto a quitar sua inadimplência dentro de 3 dias úteis, após receber a intimação, sendo assim, o mesmo pagará apenas o valor da dívida.”
    Desde já agradeço a atenção.

  13. JKW MANUTENÇÕES LTDA

    Olá, tenho uma empresa e um cliente com dois boletos protestados e não recorreu ao cartório para pagar a divida, isso já tem uns três meses. Minha duvida é, o que podemos fazer para ajudar ele, sem nós prejudicar em questões de custos com o cartório ?

  14. Ola meu nome é Mateus a loja em que compre mim falou que eu tenho uma dúvida protestada 1633,7 reais e a cobrança de tachas de cancelamento do cartório vai custar 876,97 vai custa o total de 2.510 reais e coreto uma cobrança tão alta ???

  15. Beatriz Escobar Polizel

    Bom dia, recebi uma carta do cartorio sobre minha divida chegou com vencimento p hoje 3/09 porem ja paguei essas 3
    Porem terei que ir ai cartorio pegar as restantes que estao la e nao sei qual sera o vencimento, ate quando eu posso pagar elas? So ate o vencimento msm? Pq tentei um empréstimo com o banco
    Outra, e se caso eu n pagar esse debito com o cartorio oque tenho que fazer?

  16. bom dia tenho um protesto, já pago estou com a carta de anuência porem acho o valor do cartório abusivo , é no estado de minas sera que não tem uma tabela especifica de como calcular o valor a ser pago em cartório , pois em meio a pesquisas na internet achei valores menores sobre o mesmo valor de divida.

  17. Maria Cecília Marques Soares

    Bom dia! É legal o protesto de um mesmo débito em vários cartórios? Se for legítimo esses protestos referente a um mesmo débito, tenho que fazer o pagamento em um cartório e pedir o cancelamento nos demais? Como proceder?

  18. Djenane Brussolo Justino

    Boa noite, tenho 3 protestos de IPVA de 2013/2014 que já foram quitados, porém não foi solicitado o cancelamento no cartório, já se passaram mais de 5 anos, na certidão de protesto consta Autorização para cancelamento disponível, essas custas do cartório não prescreve?

  19. Eduardo Ferraz de Camargo

    Olá, tenho 2 protestos de uma escola de inglês onde eu estudava. 2 boletos de 290 reais. total 580. entrei com contato com o credor, e eles estão me cobrando um valor muito acima, pois dizem que esse valor de 290 era de uma bolsa que eu tinha e como não paguei, perdi o desconto. a pegunta é: Eu tenho que pagar somente os 580 reais que constam protestados ou eles podem me cobrar mais, além do que está protestado?

  20. Tenho uma empresa estabelecida na capital de um estado e estou sendo protestado em outro domicílio no caso no interior do estado, E não conseguiram mandar o aviso de cartório, a pergunta é se pode ser feito dessa forma

    1. Olá Frank, como vai?

      O cartório deve estar localizado na cidade (praça de pagamento) indicada para que o pagamento ocorra, podendo ser de residência do devedor ou do credor. Desta forma, isso vai depender da praça de pagamento onde o pagamento deveria ter ocorrido.

  21. Ola, boa tarde!
    Estou com 2 protestos em meu nome, porém referente a mesma divida que já foi paga.
    O problema é que as custas automaticamente estão duplicadas (uma diferença de 17$ de um cartório para o outro).O que devo fazer neste caso, está correto isso?

    1. Olá Barbara, tudo bem?

      Infelizmente não temos como determinar se está correto ou não, por não possuirmos acesso aos seus protestos. Sugerimos que entre em contato diretamente com o Cartório de Protesto em que o título foi protestado para melhor verificação.

  22. Olá, bom dia!
    Tenho 2 protestos em meu nome referente à mesma divida (ipva) e com isso as custas de cartório está com duplicidade (uma diferença de 17$ entre um cartorio e outro).Isto é correto?

    1. Olá Barbara, tudo bem?

      Infelizmente não temos como determinar se está correto ou não, por não possuirmos acesso aos seus protestos. Sugerimos que entre em contato diretamente com o Cartório de Protesto em que o título foi protestado para melhor verificação.

      1. Cristiane Pontes Martins

        Fiz um empréstimo com garantia de imóvel , sempre pago as parcelas com atraso, porém quando vence duas ou mais eles mandam pra cartório , e me cobram a mais o valor de 700,00 , sendo que na intimação a custa é de 200,00 incluindo condução, premiação e etc , é legal esse valor ?

  23. Um Exemplo, um cheque meu de R$15.474,85 foi parar numa loja que emitiu uma nota de R$13.420,00 e me cobrou por whatsapp dizendo q o pedreiro da obra da minha contratada q havia pego, eu não paguei pq eu não tinha autorizado aquela compra. Aí ela protestou no cartório o valor de R$15.474,85 – Minha pergunta é, mesmo com o cheque de R$15.474,85 ela não deveria ter protestado apenas o valor devido e não o valor do título inteiro ?

    1. Cristiane Pontes Martins

      Fiz um empréstimo com garantia de imóvel, quando vence duas parcelas ou mais o banco manda para cartório porém além de juros e multa , tenho que pagar 700,00(custas de intimação, onde é cobrado condução , prenotação e etc )o valor para eu ser intimado é esse ou é abusivo ?

  24. Eu tive alguns protestos de cartório devido a atraso de aluguel, eu pagava com 5 ou 10 dias de atraso, porém eu não recebi nenhuma intimação ou aviso de que iam protestar meu nome, ou seja não tive esses 3 dias de prazo que comentou no post. Tenho alguma forma de contestar essas taxas? Obrigado.

    São Paulo – SP

  25. Bom dia!
    pode nos informar quantos dias o cartório tem para enviar o valor pago de um boleto protestado para empresa credora?
    Exemplo: a empresa protestada pagou protesto dia 20/01/2020 em forma de boleto cujo beneficiário é o cartório e nos enviou comprovante de pagamento. Porem no banco ainda aparece o titulo como “em cartório” e não depositaram o valor até o dia de hoje 23/01/2020.
    existe prazo legal para cartórios transferirem esses valores?

  26. Boa tarde

    Minha dúvida é no seguinte sentido, o credor negativou através do SERASA um valor X, mas o cartório protestou um valor X + Y, e penso eu que a divida é a mesma, pois trata-se do mesmo numero de divida tanto no relatorio de um, quanto de outro, pode ser que o valor do cartório esteja maior por conta dos juros e multa? Ou eles colocam no valor do protesto as taxas referentes ao protesto?

  27. Olá, tenho uma dívida de 2015 e ela foi protestada em 2019. esta correto isso? qual a data que vale pra caducar essa divida. são mensalidades da faculdade, são 9 parcelas, cada um foi enviada a um cartório diferente.

  28. Minha tia recebeu o protesto do cartorio e pagou. Depois disso ela como proceder? ela deve ir ao cartorio levar o comprovante de pagamento para receber a certidão negativa??

  29. Eu tive alguns protestos de cartório devido a atraso de aluguel, eu pagava com 5 ou 10 dias de atraso, porém eu não recebi nenhuma intimação ou aviso de que iam protestar meu nome, ou seja não tive esses 3 dias de prazo que comentou no post. Tenho alguma forma de contestar essas taxas? Obrigado.

    São Paulo – SP

  30. Olá, bom dia!
    Ganhei uma bolsa de estudo, que correspondia a metade do valor do curso que tinha o seu valor integral de 330,00. Por motivos financeiros, não pude dar continuidade ao curso, e nao tranquei a matrícula. Hoje, estou com uma dívida em cartório que me é cobrada o valor integral. Gostaria de saber, se terei que pagar o valor integral para limpar o meu nome ou se irei pagar o que está no contrato, com o valor da bolsa? Obrigada!

  31. OLA´BOM DIA
    MANDEI PARA O CARTORIO UMA CARTA DE ANUENCIA, A PRIORI TUDO CERTO. O CARTORIO ALEGOU QUE PRECISA DE UMA CARTA TRANSLATIVA, POIS O TITULO TINTA SIDO DESCONTADO NO BANCO E POR ESSE MOTIVO DEVERIA APRESENTA-LA. LIGUEI NO BANCO E NÃO ME PASSARAM UMA SOLUÇÃO. O QUE É CARTA TRANSLATIVA ?

  32. Fui pagar o IPVA atrasado. Ao gerar a guia na fazenda foi-me avisado que o titulo estava em processo de protesto. Ao ligar na fazenda, os mesmos informaram que teria que aguardar que apareceria o nome do cartorio em que o protesto estaria. Aguardei mais 1 dia e o mesmo apareceu. Fui ao cartório antes de protestar e antes do vencimento do titulo e mesmo assim o cartorio incluiu as taxas do cartorio. Titulo: R$ 217,36 mais custas: 126,70. Total: R$ 344,06. Procede?

  33. Olá tudo bem?

    Tenho 8 protestos cada um no valor de R$50,00, totalizando um valor de R$400,00, gostaria de saber se irei pagar por cada titulo protestado ou o valor total do débito?

  34. Boa tarde, um cliente pagou uma divida comigo e entrei o documento original para retirada do protesto, inclusive sendo orientado por mim, a comparecer no cartorio, pagar custas e retirar o protesto. Ele não o fez e disse ter perdido este documento. Como devo proceder: emitir uma carta de anuência, registra-la e cobrar os custos para entregar ao cliente?

  35. Olá, Eu paguei uma divida junto ao credor, ele me emitiu a carta de anuência totalmente errada, indicando outro cartório e outros valores. O fato ocorreu o seguinte, fui protestado no cartório 04, no valor de R$117,00. Na carta de anuência indica ao 02º cartório que quitei meus débitos no valor de R$224,00. Fui no cartório 02 e nada consta, fui no cartorio 04 e está la o protesto, mas não aceitaram a carta de anuência, pois está emitida errada. Sendo assim, a não aceitação do documento por parte do tabelionato, gera o dever de indenizar o devedor pela manutenção do protesto em meu nome?

  36. está sendo cobrado emolumentos de um título protestado já pago, de uma pessoa já é falecida. a família é obrigada a pagar esses custos? caso não pague os emolumentos do cartório, o que ocorre?

  37. Marximo Barbara Almeida Vieira dos Praseres

    Boa tarde, tenho um protesto no valor de R$ 1.178,,82 paguei minha divida ao credor no valor de R$ 700,00 o cartório esta me cobrando R$ 650,00 de custas. Isso esta correto?
    Tenho mesmo que pagar esse valor ao cartório

  38. Boa noite, sou do estado do Ceará, estou pleiteando um empréstimo rural através do BNB, gostaria de saber, como saber realmente se o valor que o cartório vai me cobrar pela hipoteca do terreno é o valor tabelado?

    1. Olá Marcos,

      Todos os cartórios utilizam uma Tabela de Emolumentos para cobrar pelos serviços prestados. Cada estado possui sua própria tabela, que pode ser solicitada junto ao próprio cartório e acessada nos sites dos Tribunais de Justiça.

  39. Bom dia, tenho aqui em Campinas protesto de dívida ativa, recebi do cartório um boleto de cancelamento de protesto autorizado, no conteúdo diz que o valor da dívida é R$ 726,78, porém o boleto é R$ 138,44. diz que para concluir a baixa deste protesto basta pagar o boleto referente ás custas. Que o valor das custas não inclui a certidão de cancelamento, qual seria o valor das custas? Pagando este boleto quita minha dívida ativa ou somente o protesto?

  40. Mariana de Freitas

    Acabei de receber uma carta na minha casa, sobre cancelamento de um protesto. O caso é quem nem sabia que fui protestada, portanto não paguei a dívida. Não sei se a empresa errou ao me protestar ou algo assim, mas agora recebi essa carta dizendo que tenho que pagar um boleto para cancelar esse tal protesto que nem sabia que existia.
    Isso existe? Se a empresa requereu o cancelamento do protesto, não deveria ser ela (empresa) a pagar? Verifiquei no site de um cartório de São Paulo e dizem que quem paga é a empresa no ato de pedido de cancelamento. Será isso então algum tipo de golpe?
    Sou de São Paulo, capital.

    1. Olá Mariana,

      Infelizmente não temos como determinar se o documento recebido é um golpe ou autêntico, tendo em vista que não temos acesso a ele. Na dúvida, recomendamos que compareça presencialmente em um Cartório de Protesto para análise do mesmo.

  41. Recebi uma intimação para pagamento em cartório no prazo de 3 dias do valor de R$ 600,89, sob pena de protesto. Fui pagar e me cobraram R$ 720,71 alegando o acrescimo se tratar de emolumentos, taxa de fiscalização judiciária, documento de entrega, tarifa bancária. Essas cobranças são legais?

    1. Olá João,

      Todas as cobranças realizadas pelos cartórios são com base na Tabela de Emolumentos vigente no estado. Recomendamos a consulta da mesma no site do tribunal de justiça ou no próprio cartório para melhor esclarecimento.

  42. Adriana Rodrigues

    Após pagar a dívida ao credor, e pagar as custas cartorárias no Cartório de Protesto, existe uma forma de acelerar a baixa do título?

  43. olá, boa tarde.

    A eletropaulo enviou um pedido de protesto no meu nome no dia 06/09/2018. No dia 10/09/18, mesmo antes de receber a notificação dos 3 dias úteis, eu paguei. O protesto só foi efetivado dia 12 de setembro de 2018.

    Eu sou obrigada a pagar as custas para baixar o protesto ou essa responsabilidade é da Eletropaulo?

  44. Boa noite,
    Antecipei junto a um banco várias cobranças ( boletos ) sendo que alguns boletos alguns clientes não pagaram , o banco tem me cobrado mas não tenho como regularizar agora, sei que o banco poderá me negativar, e quanto aos clientes? o banco pode também protestar e negativar os clientes não qual emiti as cobranças ?

  45. Fui protestado por dívida de imposto,porém fiz acordo e parcelei… porém não tenho como pagar o cartório para retirar o protesto.
    Preciso saber se consigo baixar meu nome do SPC Serasa indo ao fórum?

  46. Olá, bom dia! Tenho uma dúvida, meu nome foi para protesto por conta de divida com a faculdade. Paguei a dívida com a faculdade, porém preciso pagar 902,00 ao cartório e não tenho condições. Os cartórios podem fazer acordo para diminuir o valor das custas? O protesto teve emissão em 11/2014 mas no cartório virou protesto em 06/2017.

    1. Olá Caroline,

      Infelizmente não são negociáveis as custas para cancelamento do protesto. Essas custas são tabeladas, cada estado possui uma Tabela de Emolumentos (que ficam disponíveis nos próprios cartórios e sites dos tribunais de justiça) e os cartórios efetuam as cobranças com base nela.

  47. Bom dia.
    O cliente pagou o titulo, porém o boleto já estava protestado.
    Como devo proceder?
    Espero o cartório baixar o protesto para baixar a duplicata em meu sistema?
    Não consigo sustar o protesto no banco, pois os custos são muito altos.

  48. Olá bom dia!
    Comprei de uma fornecedora alguns produtos para trabalhar, ela anotou meu CPF em um papel e eu assinei.
    Fui pagando a dívida até que chegou um ponto que não consegui mais, ela me informou que irá protestar meu CPF.

    Perguntas:

    Ela consegue protestar somente com esse papel?

    Qual o procedimento do protesto tendo em vista que não possuo bens algum e nunca me recusei de pagar.

    Desde já agradeço!

    1. Olá Meire,

      Infelizmente não temos como determinar se ela conseguirá ou não efetuar o protesto, pois não sabemos qual é este papel que você mencionou em seu questionamento. Caso seja uma nota promissória, por exemplo, ela conseguirá protestar sim.
      O fato de não possuir bens não impede que um protesto seja feito, do mesmo modo que não se recusar a pagar também não impede o protesto uma vez que a dívida contraída não está sendo paga.

  49. Franciele Gonçalves de Oliveira

    No caso do protesto o que diferencia de outras situações de cobrança seria o fato da divida não caducar ? tem algo mais ? Por que, por exemplo, um cheque devolvido se negativamos o cpf dali 5 anos ele vai estar limpo………Fiquei um tando quanto perdida quando fui olhar mais a respeito de protestos, não existe tramites que chegue a retirar bens para a quitação da divida?
    Desde já obrigada!

    1. Olá Franciele,

      O protesto é um dos mecanismos utilizados nos processos de cobrança. Normalmente ele é utilizado quando a empresa não obtém sucesso nas cobranças amigáveis que são feitas nos inícios das dívidas. De fato, ele não deixa de existir depois de 5 anos e fica eternamente registrado. Apenas o nome que não pode mais constar nos órgãos como SPC/SERASA após 5 anos. Oportunamente informamos que nenhuma dívida deixa de existir depois de 5 anos, o CPF apenas não pode mais constar nos órgãos de proteção ao crédito.
      A penhora de bens (quando os bens são utilizados para quitação de dívidas) é um procedimento que ocorre quando a cobrança já passou a ser judicial. São casos mais extremos de dívidas elevadas, tentativas de cobrança sem êxito no âmbito extrajudicial, entre outros.

  50. Sterveson Antunes

    boa tarde.

    Gostaria de tirar uma duvida tenho um protesto no valor de 799 reais devido a um boleto não pago , a empresa em questão esta me cobrando mais de 4500 do valor da divida tenho como recorrer para pagar o valor que foi protestado?

  51. Boa tarde!
    Paguei um boleto de um fornecedor enviado ao Cartório, estão me cobrando taxa de envio ao Cartório Praia Grande/SP, e os juros do Boleto até a data do pagto em Cartório (20 dias) essa cobrança é legal?

  52. Boa tarde.
    Fizemos um posto a um cliente em MG, pagamos a taxa de protesto, 04 anos depois pedimos a baixa desse protesto (o cliente pagou apenas o valor do título com correção), eles estão nos cobrando uma taxa é normal, estar dentro da Lei?

  53. Boa tarde, comprei um carro a 3 anos e eles pediram uma entrada de 1000 reais, eu paguei uns 3 dias depois do combinado e eles mandaram meu nome pra protesto e disseram que eu pagando eles tiravam meu nome do cartório e não tiraram, posso processar eles, ?

  54. Oie eu estava com um protesto no meu nome, já paguei o valor dia 10 do mês passado, e aí a pessoa que me colocou no cartório disse que tinha que me entregar essa carta para eu encaminhar ao cartório, pedindo a anulação, só que até hj isso não aconteceu, tem alguma coisa que eu possa fazer?? Tenho algum direito, que nem eu sei que empresas tem que tirar o nome dos órgãos responsáveis assim que é efetuado o pagamento

    1. OLÁ Maurício,

      Se você tem comprovante de quitação, e só reconhecer firma em cartório para que o papel seja válido. É esse recibo que comprova que a dívida foi paga.
      Depois, volte ao cartório, mostre o comprovante e peça o cancelamento do protesto. No final, o próprio cartório entrará em contato com a Serasa ou o SPC para dar baixa no protesto e limpar o seu nome.

  55. Boa tarde, protestei 2 boletos que o cliente não pagou, cada boleto foi direcionado para cartórios diferentes, sou de São Paulo e meu cliente do Rio de Janeiro. So que o cliente não recebeu nenhuma carta de protesto, entrei em conato com o cartório para me informar porque os protestos não foram entregue ao cliente, me falaram que o endereço que consta no boleto estava insuficiente, pois estava faltando o andar da empresa protestada. Quando questionei para arrumar o endereço, me informaram que eu iria ter que pagar novamente a custa que foi de R$ 2.000,00 . Não achei viavel, vendo que eu estou com 2 boletos altos sem pagamento, ja paguei 2 mil e fazer mais 2 mil sairia muito caro, e meu cliente se recusa a fazer a quitação, tem outro jeito de recuperação desses valores?

  56. Boa noite,
    Gostaria de saber se um boleto pode ser protestado duas vezes?
    Exemplo: ficou em atraso e eles protestaram em cartório. Depois fizeram um boleto atualizado para eu pagar, mas não consegui fazer o pagamento e protestaram esse mesmo boleto, mas com o valor atualizado.

  57. Sou diretor de uma associação e o cartório enviou para minha residencia umaviso de protesto em nome da entidade jurídica, está correto o procedimento do cartório? O Aviso de protesto não deve ser encaminhado para o endereço da entidade jurídica?

  58. Estou com duas parcelas de internet ,que não foram pagas uma do 17/08 e a outra /17/09 sendo que o mês anterior não foi pago e meu nome está em protesto judiciário TX..o valor da Internet e 60$ e alguns juros … alguém sabe me dizer se vou precisar pagar alguma coisa no cartório e quanto custa?

    1. Olá Aline,

      Pelo que compreendemos os títulos já estão protestados, correto? Caso estejam, será necessário efetuar o pagamento dos emolumentos para cancelamento do protesto no Cartório de Protesto. Esses emolumentos variam de estado para estado, conforme Tabela de Emolumentos vigente.

  59. Boa tarde, moro em sao paulo, tenho uma divida com cartao de credito, aqui em sao paulo. So que atrasei, e esta vindo cobranca com ameacas de protesto de alagoas. Isso é corretio? Nao deveria ser a cidade do meu domicilio e/ou da loja?
    obs.: A empresa ja colocou meu nome no spc. Pode tambem “sujar o nome pela mesma divida”?

  60. Bom dia;

    Tinha um boleto que venceu dia 05/09 no valor de 159,90, eu realmente esqueci de pagar e no dia 12/09 chegou um outro boleto emitido pelo cartório no valor de 272,00, cobrando taxa de cartório, confesso que achei um absurdo esse valor que estão cobrando, não deveriam enviar uma correspondência antes informando do atraso antes de cobrarem tal valor?
    se eu não pagar o que pode acontecer?

    1. Olá Adriana,

      Normalmente as empresas realizam a cobrança amigável antes de enviar para protesto o título não pago. Porém, isso varia muito de empresa para empresa. Pelo que compreendemos já foi solicitado o protesto do boleto, o não pagamento irá gerar o efetivo registro do protesto da dívida. Recomendamos que entre em contato com o credor da dívida para confirmar se ocorreu, de fato, o protesto do título antes de efetuar o pagamento.

  61. Recebi uma carta do cartório de registro de imóveis falando q estou devendo 3 prestações para a Caixa Econômica e tenho 15 dias para pagar. Fui até a caixa econômica e nada consta. Não tenho débitos lá. O que eu faço pra provar para o cartório q não estou devendo nada na Caixa.

  62. Luan Carlos Araújo de Santana

    Boa noite,

    Gostaria de saber uma informação, tenho o nome protestado pelo IPVA e realizei o pagamento integral diretamente pelo dívida ativa de São Paulo, gostaria de saber se será necessário mais alguma coisa para o nome estar limpo?

  63. MEU nome foi protestado em um cartório que fica em Fortaleza no Ceará não mora lá.Que cobranças seriam essas.Liguei no cartório e eles me mandaram entrar em contato com a Procuradora Geral do Município de Fortaleza.nunca morei lá.Estou desesperada.Me de uma Ok.Obrigada

  64. Queria sabe o que eu faço ,tem uma pessoa me devendo a quase 4 meses e se quer ela não vem me paga . Queria uma ajudar .
    Preciso do dinheiro pra paga uma fatura que venceu a meses .
    Obg

  65. Queria sabe ,tem uma pessoa que está me devendo a quase 4 meses ,mas não se quer vem me paga .
    O que eu faço nessa relação .
    Me ajude .
    Tenho uma fatura pra paga que está vencidos a tempo

  66. Bom dia!

    Tenho 1 título protestado por dívida ativa de IPVA de um veículo que foi vendido a 5 anos.
    Localizei o comprador e o mesmo já quitou a pendência. Mas ao consultar o Serasa para verificar minha situação, acusa que minha divida está no cartorio no valor de 900,00 Sendo que a própria dívida do Ipva seria de 800,00. Gostaria de saber se o valor acusado no Serasa se refere ao título protestado (IPVA) ou as custas do cartorio ou o valor montante.
    O cartório fica em Santo André – SP

    Obrigado

  67. Bom dia! Tenho 2 títulos vencidos em 28/06 no valor de R$ 559,64 e R$ 1.720,24 e recebi um aviso para resgate do título, antes do protesto com prazo até o dia 10/07, ao consultar o cartório, que fica no RN, me passaram os seguintes valores para poder efetuar tal quitação: R$ 1.157,00 e R$ 3.357,00, este valor está correto?

  68. boa tarde.
    tenho uma divida com o coren(consenho regional de enfermagem) atraves do santander e foi protestada, nao tenho como pagar agora, 578 reais .depois do prazo que deram ,o que vai acontecer.

  69. Tinha uma dívida de IPVA de São Paulo que foi protestada. Para o pagamento fiz o acordo de PPD com a prefeitura e já quitei o mesmo.
    Mesmo com o acordo eu tenho que pagar a taxa do cartório ou no momento em que a prefeitura fez o acordo ela deveria cancelar o protesto?
    Eu não cheguei a receber nenhuma notificação do cartório, mesmo assim eles podem me cobrar?

      1. Bom dia! Em 2008 deixei um carro em uma loja para ser vendido, após a venda não fiz a comunicação de venda, passado todo esse tempo descobri que meu nome foi protestado, em 2018, depois de muito trabalho consegui junto ao Detran fazer o comunicado de venda, agora como faço para tirar meu nome dos protestos em cartório sendo que os meus são referentes a IPVAS, em atraso? Desde já obrigado.

  70. Olá tenho uma divida em uma loja local desde 2013…hoje recebi uma intimação do cartório da divida que era R$ 2900 e está em R$ 8400 e que tenho até o dia 28 deste mês para quitar … não tenho como pagar esse valor …minha duvida é recebo meu salário em conta bancaria eles podem bloquear meu salário? E podem penhorar algo em meu nome …tenho um carro só mas vai saber .

  71. José Neto Sousa Leão

    A minha pergunta seria, o que é cobrado?
    tipo, quando for pagar no cartório, tem as custas cartorárias pra pagar também, o que são essas custas? tem como detalhar cada uma ?

    1. Olá José,

      As custas são estipuladas com base na Tabela de Emolumentos vigente no estado (cada estado possui a sua), onde também estão descritos os respectivos itens. Desta forma, como não sabemos o estado em que está localizado, recomendamos o contato com o Cartório de Protesto mais próximo para maiores informações.

  72. é possível transferir um protesto feito a uma empresa para outra empresa? meu cnpj foi usado por um amigo, mas ele não pagou e eu fui prejudicado. Ele tem empresa também.

  73. Tenho um protesto em meu nome no valor de 200,00 e quando fui ao cartório me cobraram 156,00 de emolumentos, não me informaram o porque de tal cobrança, consultando a tabela de custas o valor é bem menor. O cartorio fica em sc. Gostaria de saber se esta correto e como proceder.

  74. Harrison Oliveira Mouzinho

    Sou de Manaus e me protestaram em São Paulo, através de um financiamento de um veículo financiado com contrato assinado na comarca de Manaus na agência do Itaú. Acontece que o cartório enviou a notificação do protesto para Fortaleza, endereço que nunca vi na vida, o que posso fazer para retirar este protesto? Visto que a dívida que estava em torno de 24.000 foi paga com 7.000 reais.

  75. Christiane Pereira

    Olá!
    Protesto os devedores através do banco e sempre debitam despesas de cartorio da minha conta antecipadamente (gravação e repasse de lançamento de custas cartorarias). Quando o devedor paga o titulo no cartorio, sempre recebo apenas alguns centavos a mais do que o valor original do boleto. Ou seja, eu tenho prejuizo quando protesto. Isso está correto?

  76. Eric luiz da silva

    Tenho um protesto em meu nome no interior de sao paulo. Adivida 246.00 e de 2011 mais so foi protestada em 2014. Depois te tanto tempo pode ser protestada

  77. Tenho uma divida de 294,00 e o cartorio ta me cobrando 511,00. Um valor maior que a minha divida, nao existe um percentual baseado na divida para ser cobrado ou o cartorio cobra o que quiser?

    1. Olá Daniel, como vai?

      Os valores para cancelamento do protesto são estabelecidos na Tabela de Emolumentos, variando conforme o valor do título protestado. Caso esteja com dúvidas sobre o valor cobrado, você pode solicitar ao próprio cartório que lhe demonstre tal cobrança na tabela mencionada.

  78. Bom dia

    Protestei um boleto de um cliente, porem ele pagou o boleto no cartório, so que o cartorio fechou e não deu a baixa do titulo e agora o cliente me acionou judicialmente. Como devo proceder?

  79. Bom dia.
    Pagai uma negociação de divida com um Banco, porem com a carta de anuencia em maos fui ate o cartorio para regularizar o protesto e fui informado sobre um valor de taxas que gira em torno de 1200 reais,

    Isso pode ser parcelado ou no cartorio de protestos é pagamento somente a vista?

    Obrigado

    1. Olá Isabela,

      Como explicamos no artigo, caso o interessado não saiba em qual Cartório de Protesto consta o título protestado, o serviço de atendimento ao consumidor do Serasa presta consultas e fornece informações desta natureza. Para tanto, é necessário se dirigir a agência do Serasa e solicitar este procedimento.

  80. Boa noite, em 2014 tive um problema de protesto fiz o pagamento, questão de um mês que fiquei devendo e quitação da dívida, mas ainda consta o protesto falei com o credor e ela disse que teria que fazer um documento (intrumento de protesto) e está cobrando a mesma fora o valor do cartório, como proceder neste caso?

    1. Olá Bianca,

      Quando um título é protestado, após o pagamento dos valores pendentes ao credor é necessário solicitar o cancelamento do protesto (em que são cobrados emolumentos para tal cancelamento).
      Se você não efetuou este cancelamento, está correto que o mesmo permaneça ativo.

  81. Rafael Fernandes Rocha

    ola tudo bem eu tinha uma divida com a claro a qual fiz um acordo atravez de um siti acordo certo onde foi negociado e gerado um boleto referente a divida negociada posso levar esse boleto pago ao cartório de protesto para limpar meu nome?

  82. A SERASA SEMPRE SOLICITOU QUE FIZESSE PESQUISA DO MEU CPF. QUANDO FAZIA O CADASTRO, RECUSAVA. ATÉ QUE MEXANDO NO COMPURADOR, DESCOBRI QUE HAVIA UM PROTESTO. COMO RESIDO EM POUSO ALEGRE-MG, HÁ MAIS DE 40 ANOS, LIGUEI AO CARTORIO DE PROTESTO PARA VERIFICAR QUAL O PROTESTO. A FUNCIONARIA IN FORMOU QUE NÃO HAVIA PROTESTO. GENTILMENTE SOLICITOU O MEU CPF, E INFORMEI, ELA DISSE QUE HAVIA UM PROTESTO NA CIDADE DE FORTALEZA-CE. NO 2º CARTORIO- NO VALOR DE R$ 701,10 EM 21/12/2012- DESCONHEÇO ESSE VALOR, INCLUIVE O PORTADOR, NUNCA TIVE EM FORTALEZA, AS MINHA COMPRAS SÃO SEMPRE A VISTA E COM CARTÃO DE CRÉDITO EM EMPRESA DE CONFIANÇA. COMO DEVO PROCEDER PARA SABER QUEM FEZ O PROTESTO.

  83. Oi boa noite e o seguinte meu nome foi protestado vou paga a dívida do IPVA depois eles mendam um carta para paga o protesto certo até que tempo posso ir paga depois que recebi a carta de demora um mês continua o mesmo valor?

  84. Jorge Felipe Teodoro

    Gostaria De Saber Fui Protestado pelo Cartório Minha Conta Poupança é Bloqueada ??? Necessito de resposta Urgente .
    Desde já agradeço

      1. Boa tarde, tive um protesto em meu nome referente a um financiamento de veiculo e o mesmo já esta quitado, na época do protesto já havia pago uma boa parte do contrato e as parcelas que estavam em atraso foram quitadas dois dias antes do protesto, mesmo assim o valor total do contrato foi protestado, gostaria de saber se isso é legal e se eu consigo pagar as custas parceladas?

  85. Efetuei a quitação de anuidades de 2013 à 2017 junto ao CRA/RJ e agora fui informada sobre as custas do cartório. Porém o valor cobrado corresponde à mais de 48% do valor já pago, está correto?

    1. Olá Rejane,

      Existem custas para cancelamento do protesto junto ao cartório, que sempre estão previstas na Tabela de Emolumentos vigente. É comum que a tabela esteja fixada na parede dos cartórios, mas também pode ser solicitada aos colaboradores da serventia.
      Os emolumentos para cancelamento variam de acordo com o valor do título protestado.

  86. Olá, bom dia!

    Tive um cheque protestado e paguei a divida no cartório. Somente isso basta ou devo apresentar esse cheque no banco para que meu nome seja retirado do SPC/SERASA?

  87. Olá. Descobri através do site do Serasa que estava com meu nome protestado. Foram 8 protestos no valor de 125,00 reais cada. Ao ligar no cartório fui informada que para retirar cada protesto ficaria 146,00 (cada). Ou seja, valor da dívida: 1000 reais, valor do cartório: 1168,00 reais. Pode isso? Cartório de Pinhalzinho/SC.

    1. Olá Karine,

      Quando é solicitado o cancelamento do protesto, de fato, existem taxas para este cancelamento. O valor está previsto na Tabela de Emolumentos vigente no estado, variando conforme o valor do título. Acreditamos que o valor mencionado em seu questionamento está incorreto, por isso recomendamos que verifique pessoalmente este cancelamento e solicite o detalhamento das taxas com base na Tabela de Emolumentos.

  88. Boa tarde,

    Fiz um pagamento de uma conta de luz em atraso, uma semana após o pagamento recebo um e-mail pedindo para que eu entre em conato com o cartório, pois não haviam conseguido me entregar uma intimação, ligando lá me informaram que me enviaram a intimação em um endereço que não corresponde ao meu;passei o comprovante de pagamento e me retornaram falando que a Eletropaulo havia autorizado a retirada e que eu deveria ir ao cartório pagar as custas? É correto essa divida sendo que não recebi intimação e a conta já havia sido paga quando recebi o e-mail?

  89. Entendo, então eu não pago multa por atraso para retirar o protesto, certo? Já quitei minha dívida com meu credor!

    (Minha pergunta foi: Tenho 2 protestos em meu nome. Um do mes 9 e outro do mes 10, ambos no valor de 134 reais. Já quitei os dois mas ainda nao fui ao cartório retirar o protesto. Esse valor do protesto (134) pode sofrer aumento com juros ou eu só preciso pagar o valor original + taxa do cartório?)

  90. a faculdade protestou a minha dívida, gostaria de saber se em outro estado meu nome vai ficar restrito também ou somente no estado que adquirir a dívida?
    ou seja, a dívida é no Distrito federal (cartório) e vou embora para o Maranhão, lá vai constar esse protesto também?

    1. Olá Rubia,

      Os valores de cancelamento de protesto variam de acordo com o valor do título protestado, estando previsto na Tabela de Emolumentos (cada estado possui sua própria tabela de emolumentos). Na dúvida, você pode solicitar ao cartório em questão que lhe explique o valor cobrado com base na Tabela de Emolumentos.

  91. Olá, tenho 2 protestos em meu nome,ambos no valor de 134 reais referentes ao mês 9 e 10. São 2 boletos de uma clínica que frequento. Gostaria de saber se pagarei somente o valor original dos dois boletos + taxa presente na tabela de emolumentos do estado de SP ou se pago alguma multa por ter demorado tanto para retirar o protesto.
    Att.

  92. Olá. Tenho 2 protestos em meu nome. Um do mes 9 e outro do mes 10, ambos no valor de 134 reais. Já quitei os dois mas ainda nao fui ao cartório retirar o protesto. Esse valor do protesto (134) pode sofrer aumento com juros ou eu só preciso pagar o valor original + taxa do cartório?

  93. Olá tenho alguns títulos para protestar em São Paulo, alguém sabe me dizer se tem alguma empresa que faça esse tramete. pois os títulos são em varias localidades e não tenho tempo para ir em cada cartório entregar essa documentação. Ou se posso entregar toda a documentação no cartório mais próximo que eles repassam para a praça da pessoa?

  94. Meu titulo vencua dia 5. Consta no mesmo que 5 dias apos o vencimento ira a protesto. Fui ao banco para realizar o pagamento no dia q10 ao meio dia e o mesmo ja havia sido enviado para protesto. Esta correto isso? Ressaltando q eu vinha realizando os pagamentosno dia 10 sem problemas.

  95. João Carlos Prado

    Olá,ja tenho a carta de anuência,porém necessito arcar com as custas notariais,há possibilidade de pagar parcelado,ou no cartão de credito? (valor de R$465,00)

  96. Fernando Assumpcao

    Bom dia,
    Tive meu nome protestado pois não paguei IPVA, o valor da divida é de R$ 917,00
    Seguindo a tabela o valor total que devo pagar para o cartório (já quitando a divida) é de R$ 115,00 aproximadamente? Falo do estado de São Paulo.

    Obrigado,

    1. Olá Fernando,

      Sua estimativa está correta, localizamos a Tabela de Emolumentos vigente para São Paulo (Capital) e o valor de R$917,00 se enquadra no item “E” que tem como base o valor de R$77,50 (podendo ser acrescido outras taxas como o valor da tarifa postal).

  97. olá,
    descobrimos depois de 1 ano que temos um titulo em protesto aqui na empresa no valor de R$ 1532,79, entramos em contato com a empresa que nos protestou e a mesma informou que temos que pagar a eles os valores abaixo. Isso é correto ?
    cartório 2.048,27
    Multa 21,05
    Mora dia 655,20
    Custo de cancelamento 76,87
    Custo de distribuição pelo cartório 89,40
    Total a pagar 2.890,79

    1. Olá Valeska,

      Para a empresa é necessário efetuar o pagamento referente a dívida, pagamentos de emolumentos ao cartório são pagos ao cartório quando você for solicitar o cancelamento do protesto. Com relação aos valores especificados, não temos como confirmar, pois cada estado possui sua própria Tabela de Emolumentos. A confirmação exata pode ser feita entrando em contato com o Cartório de Protesto mais próximo ou de sua preferência.

  98. boa tarde
    tenho um titulo protestado no valor de 362,04 no tabelionato do 1º oficio de protestos de titulos do RJ/CENTRO. vou pagar essa semana o titulo e gostaria de saber o qnt pagaria ao cartorio depois.att

  99. bom dia tenho uma divida desde fevereiro de 2014 no valor de 381.00 reais o proprietário do imóvel pois meu CPF no cartório ,este valor e cobrado juros ,ou só pago o valor informado no cartório obrigado?

  100. Carlos Alberto Calheiros

    Boa tarde
    Tinha uma dívida com a BV financeira, paguei e ela me enviou uma carta de anuência. A dívida Faria 5 anos agora em novembro segundo o Serasa, o valor do cancelamento é alto eu não tenho condições de efetuar esse pagamento, tendo essa dívida já paga sabendo que vai prescrever no Serasa em novembro O que acontece se eu deixar para lá?

    1. Olá Carlos,

      Se esta dívida estiver protestada, informamos que o protesto não caduca jamais. Ele permanece registrado até que seja efetuado o pagamento da dívida e a devida solicitação de cancelamento. Após 5 anos, órgãos como o SPC/Serasa deixam de negativar o CPF, contudo o protesto continua estando disponível para consulta.

  101. Boa tarde!
    gostaria de saber a respeito das taxas pagas ao cartório para baixa do título quando levamos uma carta de anuência, pois fiz o mesmo procedimento em cartórios de cidades vizinhas, no primeiro paguei R$ 28,80 para baixa do titulo, no segundo cartório a taxa foi de R$ 90,11 para o mesmo serviço. Por que uma diferença tão grande?

  102. Boa tarde, Estou negociando uma divida, fizeram o calculo de toda minhas dividas, mas vi que estão me cobrando alem do juros de atraso, taxas de cartório também, na baixa do protesto irei pagar as taxas, essa cobrança de taxa de cartório por parte do credor é devida? Taxa para cartas de anuência não é de responsabilidade do credor?

  103. Eu tinha uma dívida com a CPF porém eu já quitei tudo que estava pendente, porém meu nome ainda consta protestado no cartório de MATAO sp, o problema é que moro em outro estado emFortaleza não tem como eu me deslocar ate o local para efetuar o pagamento das taxas, gostaria de saber se e possível eu tentar o contato através de telefone e efetuar o pagamento e enviar o comprovante por e-mail, pois não tenho ninguém próximo a essa cidade!

  104. Boa tarde, protestei um cliente que devia R$ 300,00. Foi debitado em minha conta juridica um valor de R$ 50,57 referente à custas de protestos. O cartório emitiu um titulo no valor de R$ 392,05 para o cliente que pagou o mesmo dentro do prazo de 3 dias. O valor que o banco repasou pra mim foi de R$ 334,00 ou seja, apenas o valor do titulo mais juros. Não seria correto o banco repassar para minha conta juridica o valor total do boleto que o cartório emitiu, no caso o de R$ 392,05 já que o cliente pagou o protesto neste boleto? O cartório na verdade ficou então com os meus R$ 50,57 de proteto mais os R$ 58,05 que cobrou a mais do cliente? Isso está correto?

    1. Olá Roberta,

      Você entrou em contato com sua instituição financeira para melhor verificação? As instituições financeiras costumam cobrar taxas administrativas para encaminhar o protesto que não são destinadas ao Cartório de Protesto, mas sim, ao próprio banco. Recomendamos que primeiramente realize essa verificação.

  105. Bom dia!! tenho uma divida ativa de 02 Ipva, solicitei o acordo destas divida e tenho pago as parcelas normalmente, porém o nome está em protesto em 02 cartórios…..cada um com um documento…os valores de cada documento é de R$ 2600,00 e R$ 2400,00…..gostaria de saber aproximadamente quanto gastarei para tirar os protestos? Obrigado!!!

  106. Olá ! fizemos a solicitação do protesto junto ao banco antes do boleto do cartório ao cliente vencer… porem o banco cobrou o valor das custas do cartório de nós o emitente, isto é correto? Quando sutamos o protesto pagamos a custas e não o cliente??? Acredito que o Banco esta usando de má fé… por favor pode me responder.
    Aguardo e desde ja agradeço!
    Segue abaixo demonstrativo das cobranças do banco
    19/09/2017- AGENDAMENTO DE CARTORIO 010,00 (11,06)
    22/09/2017-PROTESTO ENVIADO A CARTORIO/CORRESP 01 21/09/2017 0,00
    22/09/2017- REPASSE DO VALOR DE CUSTAS CARTORIO 21/09/2017 7,72 (7,72)
    25/09/2017- SUSTACAO DE PROTESTO 01 0,00 (3,97)
    29/09/2017- REPASSE DO VALOR DE CUSTAS CARTORIO 28/09/2017 1.594,20 (1.594,20)
    02/10/2017- REPASSE DO VALOR DE CUSTAS CARTORIO 28/09/2017 4,79 (4,79)

    1. Olá Maisa,

      Isso vai depender das normas seguidas pela instituição financeira em questão. Sabemos que os bancos costumam cobrar para intermediar os processos de protesto, por isso recomendamos que entre em contato com o gerente responsável para verificar exatamente as taxas geradas pela instituição bem como o local em que estão previstas.

    2. Boa Tarde Maisa, estou com o mesmo problema, pedi para sustar o protesto e o banco descontou quase R$ 1000,00 de tarifas, é legal isto ? o banco cobrar do credor quando se susta a ordem de protesto ?

  107. boa tarde! o nome da minha empresa foi protestado.paguei estou com as cartas de anuências. ja passou mas de 6anos. o k fazer, pois não consigo emprestimo nos bancos.
    Aguardo resposta Edilene

  108. Olá, Boa tarde!

    Tenho um protesto com o 4 Cartório de São Paulo, fiz o pagamento da divida e fiquei aguardando a retirada do protesto, liguei e informaram que é necessário pagar uma taxa de 32 reais, isto procede?

  109. Eu acho isso um roubo, o valor da dívida não afeta o procedimento de protesto. Quando você consegue quitar a dívida, o valor absurdo para retirar seu protesto impossibilita limpar seu nome.

  110. Olá, Fique sabendo pelo site do serasa q tem um protesto referente a ipva, só que eu nunca fui notificada dessa dívida nunca chegou cobrança nem oficial de justiça me procurou, só fiquei sabendo pq entrei no site do serasa .. mesmo assim tenho que pagar a taxa do acrtorio ?

    1. Olá Sidineia,

      Quando o Cartório de Protesto não consegue notificar pessoalmente o devedor (Nos casos da pessoa que foi indicada para aceitar ou pagar for desconhecida, sua localização incerta ou ignorada, for residente ou domiciliada fora da competência territorial do tabelionato, ou ainda ninguém se dispuser a receber a intimação no endereço fornecido pelo apresentante) a intimação é feita por edital.
      Sim, será necessário o pagamento dos emolumentos para cancelamento do protesto.

  111. Olá boa noite meu nome foi protestado em outra cidade que morei, posso tentar negociar em qualquer cartório ou tem que ser no cartório aonde foi protestado,ou também posso pedir para um parente comparecer o que posso fazer.obrigado

    1. Olá Neto,

      Você não negocia a sua dívida com o Cartório de Protesto, esta negociação e pagamento é feita diretamente com a empresa na qual você está com débitos em aberto. O pagamento diretamente no Cartório de Protesto ocorre apenas no prazo determinado antes de ocorrer o registro do protesto (normalmente 3 dias).

  112. Boa tarde. Na certidão que eu retirei no cartório esta constando : Apresentante= Banco do Brasil, Sacador: EMPRESA DONA DA duplicata e Endossatário: Enc empresa nacional de cobrança. Para quem deve ser pago este protesto destes três citados acima? Quem eu devo procurar para quitar o mesmo?

  113. um cartorio ja me enviou o boleto das taxas para pagar mas tem um outro cartorio que tem dois protestos e não consigo ter contato com eles não atende o telefone e não responde ao email, o que devo fazer para que me enviem o boleto, quero resolver o mais rapido possivel

  114. Boa tarde
    A respeito do IPTU estava atrasado
    Parcelei paguei agora chegou uma guia para pagar do tj sobre o custo do processo sou obrigado a pagar ?posso recorrer? Ele veio sem data de vencimento o q fazo?

  115. aderi ao ppd 2017 paguei parcela unica, mesmo aderindo terei que pagar as taxas do cartorio sendo que cada ipva atrasado foi para um cartorio diferente total de 4

  116. Bom Dia.
    estou pagando uma divida e esta com protesto em cartório, porem o cartório é em outra cidade, onde eu morava antigamente. hoje moro a 400 km dessa cidade.
    pra eu dar baixa nesse protesto. é necessário eu ir até a cidade onde tem esse cartório?? ou tem como eu solicitar a baixa online ou por telefone.?

  117. Boa tarde, estou com uma nota promissória protestada, porem, o valor ja foi pago… e a empresa não tirou o protesto… O que devo fazer ? Sou eu que devo retirar essa promissória no cartório ou a empresa ?

  118. Boa tarde,
    Eu solicito meus protestos pelo internet banking do Citibank e após a efetivação do protesto somente o Banco Citibank pode emitir a carta de anuência, o cartório não aceita a carta de anuência nossa, mesmo que sejamos o fornecedor. No instrumento de protesto aparece o Citibank como Credor, Endossatário ou Cedente e nós credores estamos como Sacador, e isto dificulta o processo por quê temos que depender do Citibank para a emissão de carta de anuência que demora no mínimo 4 dias úteis e eles ainda cobram R$ 30 reais pela carta. Como faço para mudar isso, mantendo o protesto via banco, mas a carta de anuência sendo emitida por nós?

  119. Bom dia,
    Realizei uma compra pela minha empresa e não recebi o boleto de cobrança da distribuidora, só fui receber o boleto após de ele já ter vencido, pedir para a empresa enviar o boleto atualizado no dia (xx) pq estava em viajem e quando voltasse já realizaria o pagamento do mesmo. A funcionaria da distribuidora falou que já tinha ido para cartório e o mesmo tinha que ser pago no cartório. A pergunta é, não deveriam primeiro mandar uma notificação? O boleto não deveria constar que após tantos dias o mesmo vai para cartório? Em nenhum momento fui informado que após vencimento o mesmo iria para cartório.

    Obrigado

    1. Se você recebeu o boleto vencido pode entrar com ação contra a empresa que te protestou. Ela tem que provar que você recebeu (aceite) o boleto dentro do prazo de vencimento. Segundo a lei de protesto, é necessário você ser notificado antes do protesto, para pagar o título.

    1. Olá Andressa,

      Os emolumentos cobrados pelos cartórios são previstos em uma Tabela de Emolumentos, qual cada estado possui a sua própria tabela. Devido a essa variação, você pode confirmar os valores junto ao Cartório de Protesto mais próximo do seu endereço ou no site do tribunal de justiça da sua região.

  120. Descobri que tenho um titulo protestado no valor de R$ 800 reais, tenho os comprovante de pagamento realizado dentro do prazo. A empresa credora não existe mais devido a morte de seu proprietário (empresario individual). Como proceder nesse caso, entrar com ação judicial junto ao cartório? haja visto que tenho comprovante do pagamento e seu registro junto ao cartório foi errado. A empresa não tenho como recorrer, visto que ela ja foi extinta.

      1. Sim, porem eles insistiram em querer cobrar.
        Por fim, entrei com ação judicial contra o cartório por dano moral, com tutela antecipada. E já tive o cancelamento do protesto, agora aguardar o final do processo sobre a indenização moral. O Cartório não considerou o fato de o boleto esta quitado em dia, com o recibo em mãos e ainda quis imputar uma custa de cartório a mim.

  121. Fique com conta da eletropaulo em atraso e els mandaram pra cartório, hj estou com todas contas pagas eu ainda tenho que acertar com o cartório protestado?

  122. Bom dia
    E comum solicitar boleto para pagamento das taxas do cartorio via email sera
    que e seguro ou necessariamente preciso ir ate o cartorio

  123. Boa tarde tive uma dívida de prefeitura protestada meio que erroneamente….mas enfim; o fato e que de valor devido de fato seriam cerca de 1200 reais, e o digníssimo prefeito inventou uma taxa , cobrou anos que estavam pagos etc…chega do a 2.600 reais; agora fiz acordo, paguei a dívida na prefeitura, porém ao me informar das custas do cartório me cobraram 660,00 reais, me informaram que o valor eh calculado encima do cobrado, porém se me cobraram errado não é justo. O que pode ser feito??? Estou agendada para uma conversa com o atual supervisor , mas queria um esclarecimento para não chegar lá as cegas.

    1. Olá Priscilla,

      Sim, a informação está correta com relação as taxas para cancelamento. Quanto maior o valor do título protestado, maior é a taxa do cancelamento. Estes valores são previstos na Tabela de Emolumentos (cada estado possui sua tabela). Portanto, se a Prefeitura providenciou o protesto com o valor do título de R$2.600,00 a taxa de cancelamento tende a ser alta, sim.

  124. Olá, sou de Guarulhos e protestarem meu nome em Santa Barbara do Oeste, a 150 km da minha cidade,Mas o tel que eu ligo deste cartório, diz que não pode ser completada e estou ligando a dias, como posso proceder com esta situação,? Me ajudem por favor

    1. Olá Tania,

      Você já tentou ligar para outros órgão da cidade como a Prefeitura ou o Fórum? Você pode tentar contato para verificar a possibilidade de obter mais informação como, por exemplo, um telefone correto do cartório em questão.

  125. Fabio Francischinelli

    Protestei um titulo de um cliente do Rio de Janeiro no valor de R$ 1.226,96, porem foi debitado da minha conta R$ 108,66 de custas de cartório e mais R$ 391,22 de custas de protestos, me parece bastante exagerado o valor, e esse valor não é meu cliente que deveria pagar?

  126. Luciana Gonçalves

    Boa tarde, gostaria se saber o seguinte:

    Dois boletos emitidos pelo Banco Itaú deixaram de ser pagos junto à uma empresa, cada um no valor de R$ 1.050,00.
    Passaram-se o 03 dias para pagar para o Cartório, na verdade 43 dias de um e 18 dias do outro, até hoje.
    Agora a empresa credora está cobrando uma taxa de juros de 7% ao mês, além de taxas de Cartório para retirada em valores 3x maiores que aqueles que constam no Memorando de Protesto.

    É possível os valores cobrados pelo Cartório sofrerem correção? Se sim, qual o critério legal utilizado?
    Eles informaram que somos obrigados a pagar para eles os emolumentos e que não há a possibilidade de pagarmos apenas a dívida e depois comunicar ao Cartório com o pagamento dos emolumento do Cartório ao próprio Cartório, dizem que precisamos pagar os emolumentos para eles. É legal isso?
    A cobrança de 7% ao mês sobre o valor da dívida é legal?

    1. Olá Luciana,

      Não vemos motivos para esta exigência da empresa de pagar a eles os emolumentos do cartório. Ao nosso ver, deve ser regularizado a dívida da empresa com a mesma e após o pagamento o devedor solicita o cancelamento ao cartório efetuando o pagamento dos devidos emolumentos (que variam de acordo com o valor do título). Com relação a cobrança de 7% de juros sobre o valor da dívida não temos como opinar, pois cada empresa possui suas normas e regimentos.

  127. Aderi ao parcelamento de divida de ipva paguei a primeira parcela gostaria de saber como descobrir que cartorio esta protestado meu nome

    1. Olá Simone,

      Caso o interessado não saiba em qual Cartório de Protesto consta o título protestado, o serviço de atendimento ao consumidor do Serasa presta consultas e fornece informações desta natureza. Para tanto, é necessário se dirigir a agência do Serasa e solicitar este procedimento.

  128. Jodirce G. F. Miranda

    Tenho uma duvida, fui notificado a pagar uma multa a um órgão governamental. Parcelei e paguei no prazo e ainda assim fui protestado, sob alegação de não ter informado pagamento que fora feito no ultimo dia do prazo. Fui até o cartório para dar baixa e me disseram que teria que pagar as custas do protesto, não achei justo isso, esse procedimento é normal? mesmo tendo pago em tempo hábil?

  129. O que acontece é que fomos protestado, efetuamos o pagamento da nf em janeiro/2017 e até hoje não nos enviaram a carta de anuência, alegando que não pagamos as custas. Nesse caso, eles não perderam o direito de cobrar as custas, visto que não nos enviaram a carta de quitação no ato do pagamento? O que devo fazer?

  130. Olá, fui protestado e quero pagar minha dívida, fui no cartório e tirei a certidão para saber qual empresa eu devia. Entrei em contato com a empresa e eles disseram que a divida fica 486,50, sendo que na certidão está o valor de 126,33. Eles disseram que este valor é referente a carta de anuência, sedex, reconhecer firma etc.
    A taxa do cartório eu sei que é eu que pago quando levar a carta para cancelar, mas os custos do credor eu também pago?
    Ele está me cobrando pelos documentos que ele vai ter que tirar no cartório para me mandar, isso é certo?

  131. tenho um ipva de 2012 q foi para cartorio fui atrás por tef para eles me enviarem o boleto pra pagar a dívida so q me enviaram um boleto com o cancelamento de protesto e nao o valor da a divida q devo paguei esse cancelamento de protesto e agora eles vai me enviar o valor da minha dívida certa e vai tirar meu nome do cartório sem pagar mais taxa nenhuma?

  132. bom dia
    existe uma lista de cidades onde adiantamos o valor dos protestos?
    preciso saber quais são estas cidades onde pagamos para protestar e depois somos reembolsados quando o devedor quita a divida

  133. Rafael Nascimento dos Santos

    Gostaria de saber se só posso pagar um protesto no cartório de origem ou se na minha localidade tiver outro, eu poderia estar pagando nele, pois o do endereço que esta este protesto e muito longe da minha residencia, ou também um parente (mãe) poderia esta indo pagar esse protesto p/ mim.?

  134. Se paguei a conta de energia e veio uma carta pra ir no cartorio e eu liguei na elektro e consta que esta pago e nao tem nada que ira ou foi para o protesto e na carta fala que vai ser protesto amanha .. o que devo fazer ?

  135. Oi, o eu pode acontecer comigo se protestado meu nome em cartório? Cancelamento e bloqueio de conta corrente e salário? Perda de bens em meu nome? Prisão? Tenho uma casa que no meu divorcio ficou para minha ex mulher e minha filha, isso esta definido por uma juiza há 4 anos, mas ela ainda não passou a casa para o nome dela? A casa ainda esta no meu nome e no nome dela, ela pode perder a casa por este motivo? Ela mora na casa e ja tem outra familia?

    Att

    Mauro

    1. Olá Mauro,

      O protesto é uma forma de negativação, semelhante a negativação que ocorre nos órgão SPC/Serasa. Porém, o protesto não caduca nunca. Ou seja, o protesto só é cancelado mediante pagamento da dívida que o gerou. O protesto por si só não bloqueia contas bancárias, muito menos é motivo de prisão.

      1. Oi boa tarde! Obrigado pelos esclarecimentos. Uma outra duvida, podemos ter o nome protestado em outras cidades além da onde moramos? Se sim, no caso de interesse em pagar/limpar o nome, como proceder?

        Att

        Mauro

  136. Olá boa noite, estou com um protesto em cartório de outra cidade,eu liguei lá e eles só me passaram o nome da empresa que vez o protesto e o cnpj. Fui atrás e a empresa foi vendida para outra pessoa, e essa pessoa perdeu o contato com o antigo dono. Não consegui achar de forma nem uma. E agora o que devo fazer? Me falaram para entrar com mandato na justiça. Mas essas coisas demoram demais e preciso do meu nome rápido!

  137. Olá.. ..tenho 2 títulos protestado……nao reconheço a dívida e nem a empresa que está me protestando……sempre paguei minhas faturas.. ..aparentemente é um golpe….o que fazer para alguém não comprar em nome da minha empresa?

  138. Daniela Facciotto de Andrade

    Tenho uma duplicata de revenda de consignação de langerie em um valor alto, depois de ser feito os acertos de contas eles abatem o valor que fiquei devendo que é muito menor do valor da duplicata pq devolvi o que não foi vendido.
    Tomei um calote e não consegui saldar a divida que fiquei devendo, e agora a empresa quer me protestar o valor integral da duplicata que é muito acima do valor real que devo … Eles podem fazer isso ??

  139. Leandro maximiano da silva

    Bom dia!
    Tenho 4 protesto na divida ativa, sobre ipva, fiz o parcelamento do PPD2017 , será que consigo dar baixa no cartório , mesmo tendo parcelado a divida?

        1. Eu também tenho uma dívida do IPVA e vou fazer o parcelamento pelo PPD, o cartório me informou que após o pagamento da primeira parcela devo aguardar 5 dias e solicitar o cancelamento. Porém para cancelar tenho que pegar as custas que totalizam quase 500,00. Minha dúvida é, caso eu não pague estas custas o cartorio pode manter meu nome protestado ou seja, sujo?

          1. Olá Michelle,

            Sim. Para cancelamento do protesto existem taxas cartorárias que variam de acordo com o valor do título protestado. Sem o pagamento de tais taxas o cartório não efetua o cancelamento e o título continua protestado.

      1. Boa noite, protestei uma cliente e ela demorou mais de 5 meses pra acertar e como ela depositou na minha conta,não pagou os juros, por isso não forneci a carta de anuência, e ainda disse que vai entrar na justiça.Sou obrigada a perder?E dar a carta?

      1. Certo, é porque estou sendo protestado e fiquei com receio que isso acontecesse. Então um protesto em Cartório em hipótese alguma pode cancelar uma conta corrente em um banco não é? O máximo que pode ocorrer é a negativação do nome? São novamente duas perguntas.

        Agradeço a vocês por está me esclarecendo.Muito obrigado mesmo

        1. Olá Bob,

          Como informamos anteriormente, o protesto por si só não gera o cancelamento de uma conta bancária. Ele vai lhe negativar sim e enquanto o pagamento do título não for efetuado e o protesto cancelado, as empresas continuarão tendo acesso a informação deste protesto. Isto porque o protesto não caduca nunca.
          Contudo, ele não é algo que vai gerar o cancelamento de uma conta bancária sua, até porque essa não é a sua finalidade.

  140. Boa dia
    Meu nome foi protestado eu fiZ um acordo pra pagar em 12 vezes. Minha duvida, já paguei a primeira. Agora ja consigo retirar o protesto junto ao cartório.?

    1. Olá Valcimar,

      Normalmente, após efetuar o pagamento da primeira parcela de um acordo os credores costumam retirar as restrições dos órgãos competentes. Por isso, após o pagamento da primeira parcela recomendamos que solicite a carta de anuência ao credor para conseguir solicitar o cancelamento do protesto junto ao cartório.

      1. Boa tarde, tem algum amparo jurídico para a retirada do cadastro dos órgãos SPC e Serasa após o pagamento da 1ª parcela do acordo?

  141. Entrei no PPD 2017 , e parcelei os IPVAs atrasados, eu pagando a primeira parcela do parcelamento , eu consigo fazer os documentos do veiculo , sem por enquanto, pagar o cartorio? Obrigado

      1. Boa noite,
        Fui protestado no dia 27/01/2021 e não estava sabendo e no dia 01/03/2021 fui na empresa e efetuei o pagamento da dívida e não me comunicaram nada de cartório. Quando fui fazer uma locação de um imóvel fiquei sabendo que tinha sido protestado, verifique e era aquela dúvida que eu já tinha pago. Posso entrar com um processo contra eles. Achei pura sacanagem eles não me avisar.

  142. Prezados, paguei um boleto em atraso 4 dias após o vencimento, onde o mesmo estava especificado que iria para protesto após o 3º dia, mais perguntei no Banco correspondente se poderia ser pago naquele dia e o caixa disse que sim, então paguei em dinheiro e foi cobrado os juros correspondente. Mesmo assim me protestaram, e não recebi nenhum aviso, só fiquei sabendo pelo gerente da minha conta. Liguei para o credor e ele me fez uma carta de anuência, mais quem tem que pagar as custas do cartório sou eu? Sendo que paguei o boleto. Se o banco não poderia receber e recebeu, e não deu baixa, eu que tenho que arcar com as custas do cartório de R$ 70,45?
    Desde já, agradeço a atenção pela consulta.

  143. Eu atrasei o IPVA de 2015 e paguei em 2016 era 1500 reais eu paguei 3200 porque entrou na dívida ativa agora o nome está no cartório e estão cobrando uma taxa de 457 reais eu sou obrigada a pagar isso

    1. Olá Juliana, como vai?

      Sim, você é. Quando um título é protestado, os encargos para cancelá-lo são de responsabilidade do devedor. Estes encargos variam de acordo com o valor do título, ou seja, quanto mais alta a dívida, mais alto as custas para cancelamento.

        1. Olá Lorena, como vai?

          Você ainda pode recorrer ao credor, pois depois de protestado é diretamente a ele que o pagamento deverá ser realizado. Após o pagamento, ele emitirá uma carta de anuência para você efetuar o cancelamento do protesto junto ao cartório.

    2. Francismars Araujo

      Boa noite.
      Uma empresa me protestou em 2016, mas não recebi nenhuma carta de intimação, é legal?
      Esse protesto tem valor de 150,00. E vim saber da existência egora 2019? Pagarei apenas os 150?
      Essa empresa é referente a um curso, iniciei em maio de 2015, o boleto em protesto é de dezembro de 2015 e eles nunca me avisaram e nem cobrado, visto que estudei até 2016

      1. Ola, Francismars

        O cartório de protesto tenta realizar a entrega do protesto pessoalmente ao endereço registrado, caso intimação ao devedor não deem resultado, é lançado um edital com o nome do devedor e a dívida a ser paga, com a exigência de que o pagamento ocorra em até três dias. Decorrido esse período, sem que a dívida esteja quitada, o título é, então, protestado. Referente ao valor, sugerimos que entre em contato com o cartório de protesto para a confirmação.

    1. Olá Viviane, tudo bem?

      Os protestos não caducam nunca. Depois de 5 anos, apenas nos órgãos de proteção ao crédito (SPC/SERASA) não constarão mais restrições. Contudo o protesto é eterno e as empresas tem acesso a essa informação em um banco de dados nacional.

  144. Boa tarde! Recebi uma carta do cartório da minha cidade comunicando que se encontra no cartório para ser protestado um titulo de minha responsabilidade (crc-rj 2016) e que poderá ser pago em até 3 dias. No dia seguinte fui ao cartório e emitiram um boleto da divida acrescido do custo do protesto de 257,59. Sou obrigado a pagar esta custa?

    1. Olá Wilson, tudo bem?

      É comum que o devedor pague os emolumentos cartorários para cancelamento do protesto, porém apenas quando o protesto já foi registrado (caso não haja pagamento dentro dos 3 dias). Portanto, acreditamos que a cobrança está incorreta.

  145. GABRIELLA ARAUJO

    Bom dia,

    Somos PJ Enviamos um titulo a protesto, o cliente pagou ao cartorio.

    Qual é o prazo legal para o cartório nos reembolsar? Esta demorando muito, o pagamento foi efetuado dia 21/06 e nada de sermos ressarcidos.

    Aguardo resposta.

    Saudações

    Gabriella Araujo

      1. O que é necessário fazer para receber o valor da dívida que o devedor pagou direto no cartório? Precisamos ir até o cartório ou o valor é depositado na conta da empresa?

  146. Ja paguei minha divida algumas semanas atras mas quero saber que documentos precizo levar no carotio para limpar meu nome? Eu estava atrasado no pago do IPVA. Levando o IPVA regularizado e suficiente?

    1. Olá Sebastian, como vai?

      Ocorreu o protesto desta dívida? Você pode levar o documento do IPVA para identificação sim, porém é importante saber que será necessário o pagamento junto ao cartório para cancelamento do protesto.

  147. Antonio Carlos Farias Lucena

    Ola, gostaria de saber se depois de protestado um titulo no cartório, podemos contestar a divida, pois não a reconheço. Desconfio de fraude. Nesse caso como proceder?

  148. Wagner Franklin Salgueiro

    Saudações,

    Recebi hoje (21/06/2017 com data de vencimento em 27/06/2017) uma boleta do 1º tabelionato de protesto de títulos de Belo Horizonte – MG com Aviso de protesto em aberto informando:
    “Encontra-se em aberto nesse tabelionato o protesto com protocolo 102.987.865 tendo como apresentante a(o) PREFEITURA DE BELO HORIZONTE que já autorizou seu cancelamento, mas para que o mesmo seja realizado é necessária a quitação das custas do protesto junto ao cartório que pode ser feito diretamente no tabelionato ou utilizando o boleto bancário abaixo. Lembre-se! Enquanto não for cancelado, os efeitos do protesto permanecem”.
    A data do protesto na boleta é 16/05/2016 (ano passado) e eu já quitei minha dívida de IPTU a alguns meses e o valor da boleta é R$ 383,32. Achei estranho eu ter que pagar isso. Está correto? Eu tenho que pagar para cancelar?
    Antecipo agradecimentos pela ajuda e parabenizo por terem essa iniciativa.

    1. Olá Wagner, tudo bem?

      Quando um credor protesta um determinado devedor, este credor faz o procedimento de forma gratuita no Cartório de Protesto. Os emolumentos cartorários ficam destinados ao devedor, quando este quita sua pendência e solicita o cancelamento do protesto. Por isso, é correto o procedimento em que o devedor paga o cancelamento do protesto, sim. Não temos como confirmar apenas se o valor de R$383,32 está de acordo com a Tabela de Emolumentos, pois não possuímos acesso a informações detalhadas do seu protesto. Porém, caso esteja com dúvidas é possível realizar a verificação na tabela mencionada.

  149. Liliam Mara da Silva

    Prestei serviços para uma empresa e eles ficaram me devendo parte do valor. Os títulos foram protestados, isto em 2014. Agora entraram em contato querendo negociar a dívida. Como faço para saber em que cartório se encontra o protesto. Desde já agradeço.

  150. Bom dia! Tive um boleto gerado para o dia 15 que foi feriado, fui pagar no dia 16 e o pago não aceitou, liguei para o cartório que me informou que teria que ter entrado em contato e atualizado a data.

      1. Marcos vinicius

        Estou com o nome sobre protesto, porem mesmo ha sim posso fazer outros contrato ou não posso mais.
        Tipo contrato de imovel essas coisas ?

  151. Prezada(o)s,
    O pagamento de título protestado é feito ao cartório de protestos (que repassa-o ao credor) ou diretamente ao credor ?
    Na primeira hipótese, qual o fundamento legal para esse pagamento ao cartório ??

  152. Flávio Rangel almeida

    Olá. Fiz uma serviço ( Levantamento topográfico) de um terreno para um cidadão. Entreguei a planta do imóvel. Mas até o presente momento o contratante não efetuou o pagamento. O pior ainda, não tenho nada assinado por ele. Nesse caso, tem como realizar o protesto dessa dívida? Como prova, tenho o e-mail e conversas em rede sociais.

    Atenciosamente,

    Flávio.

  153. Olá! tenho um contrato que foi protestado duas vezes. O primeiro protesto foi apresentado no valor integral (140 mil) e o segundo protesto foi apresentado no valor parcial de 40 mim (que é o que eu devo). O credor pode fazer isso? Nao é ilegal protestar duas vezes a mesma dívida? Obrigada

  154. Prezados, fui protestado indevidamente por uma empresa de outra cidade, referente a um boleto emitido por engano em meu nome. Na ocasião, Dezembro/2016, alertei a empresa que o boleto era indevido, ao que eles me responderam que o boleto seria cancelado. Para minha surpresa, em Maio/2017, sem ter recebido qualquer notificação, fui informado por uma empresa na qual requeria cadastro como cliente, que este título havia sido protestado, pesquisei e vi que nesses casos de protesto indevido, a responsabilidade da baixa no protesto seria da empresa que fez o protesto indevidamente, cabendo inclusive uma ação indenizatória por isso. Não querendo entrar já com vias judiciais contra a empresa, o que posteriormente me arrependi, fiz contato com a empresa pedindo que resolvessem a situação, eles alegaram que não tinham como fazer isso à distância e me ofereceram uma carta de anuência e o valor referente as custas de cancelamento para que eu mesmo me dirigisse ao cartório e fizesse o pedido de cancelamento, para evitar pelejas judiciais, aceitei e fui ao cartório pedir o cancelamento, feito isso o cartório de protesto disse que eu deveria então me encaminhar à um outro cartório para que eu pedisse o cancelamento da distribuição do protesto, gerando mais emolumentos. Independente da postura errada da empresa que fez o protesto indevido, gostaria de saber se este procedimento de “duplo cancelamento” está correto, ou se fui enganado pelos cartórios, pois vou solicitar a empresa o reembolso deste segundo emolumento pago ao cartório de distribuição. A saber, o protesto do boleto de R$310,00 foi cancelado no 1º Tabelionato de Protesto de Titulos do Rio de Janeiro ao custo de R$76,87 e o pedido de cancelamento de distribuição foi feito no 7º Ofício de Distribuição de Títulos para Protesto também no Rio de Janeiro, ao custo de R$64,40.
    Desde já, agradeço a atenção pela consulta.

      1. Por gentileza queria saber uma coisa. Tenho uma dívida o meu nome está bloqueado no cartório. Queria saber se eles podem bloquear minha conta poupança Por causa dessa dívida. Obrigado

  155. hilton santos silva

    ola,bom dia ! meu nome foi parar no cartorio de protesto,porém não sei qual o real motivo pq ja paguei os meus debitos devedores ! e o valor eu desconheço oq posso fazer pra resolver o meu problema ?

  156. Boa tarde
    Fiz um pagamento em atraso de uma boleto na própria empresa em 2015
    Só agora em 2017 sobre que meu nome tava prostestado
    Mas tenho recibo do pagamento , segundo mim informará preciso da carta para da baixa
    Como a empresa não existe mais posso pagar essa novamente no cartório para tirar meu nome do prosteto
    Posso pagar a dívida no próprio cartório

      1. Na Bahia para protestar um título o credor já tem que pagar as taxas de protesto, posso incluir está despesa junto ao título da dívida original?

  157. Um boleto de um fornecedor venceu dia 03/05/2017. No boleto consta após o vencimento juros de 0,30 ao dia mais multa de 54,59, não fala nada sobre protesto.

    Recebi uma carta do cartório de protesto no dia 12/05/17(09 dias corridos após o vencimento).

    As dúvidas são:

    Depois de quanto tempo o banco pode protestar?
    Quem protesta é o banco ou o sacador?
    Só estava descrito multa no boleto, mesmo assim podem protestar?

    Grato,

    Lucas Melo

    1. Olá Lucas, como vai?

      Alguns bancos permitem configurações para que os títulos sejam automaticamente protestados após um determinado período. A descrição da multa não impede o protesto, sendo apenas um informativo dos valores cobrados por não efetuar o pagamento na data do vencimento.

  158. Boa tarde, gostaria de saber se existe algum tipo de certidão em que constam os protestos realizados pela minha empresa. E se teria como recupera-los.

      1. Bom gosteria de um tirar uma dúvida tranferir um veículo pra uma pessoa no cartorio tudo certinho mais acabei não lêvando cópia autênticada no Detran depois de 2anos meu nome foi pra protesto tem como.eu tirar meu nome de protesto sem ter que pagar esse custo sendo que ja não estava mais com veículo…tendo como provar a data do comunicado

  159. Vendi um veículo em 2014. A pessoa era conhecida, mas acabou não transferindo o veículo e viajou ao exterior. A familia dela cuidou dos documentos direito, mas o IPVA 2014 acabou sendo inscrito na dívida ativa! Já fiz o pagamento, mas meu nome continua protestado…

    1. Ola seu nome continua protedtado mas foi dado baixa na divida ativa normalmente?
      67993080373 zap estou com problema de divida ativa gostaria de informações

      1. Olá Deinha

        Nosso blog tem o intuito de levantar informações e dados sobre determinados procedimentos, porém não prestamos consultoria para tais negociações. Em relação a dívida ativa, recomendamos entrar em contato com o cartório para saber a causa do seu nome ainda estar protestado. Uma vez que quitado a dívida, deverá solicitar a baixa mediante comprovante de pagamento com firma reconhecida. É esse recibo que comprova que a dívida foi paga.

  160. Bom dia!
    Meu nome foi protestado por causa do IPVA, quitei a divida e o cartorio esta me cobrando uma taxa para retirar meu nome.

  161. Olá tenho um boleto que venceu ontem 04/05 e ali diz q se dentro de 3 dias úteis o mesmo não for pago vai para protesto!! Aonde consigo pagar esse boleto?

  162. Bom dia! Protestaram um boleto que eu não havia pago e aí paguei mas estão me cobrando uma taxa para a carta de anuência, só que isso é em São Paulo e eu moro em Aracaju e terei que pagar para darem baixa. É possível me cobraram dois valores, sendo um a ser pago no cartório de São Paulo e outro aqui? Obrigada!

      1. Tenho um valor a ser pagode IPV A atrasado. Este valor já foi protestado pois, passou do prazo. Como faço para parcelar o pagamento se não consigo pagar a vista?

    1. Consigne o pagamento do valor que você acha correto em juízo. Se não tiver condições de contratar um advogado, procure a defensoria pública ou a OAB.

  163. Boa tarde. Tinha um boleto para eu pagar com vencimento no dia 10/04, sendo que o banco aceitaria pagamento até dia 13/04 e no dia 14/04 iria para protesto. Dia 14/04 era sexta-feira santa, feriado.
    Na terça-feira (18/04) fui até o cartório para fazer o pagamento. Eles estão cobrando o valor da divida e R$78 de taxa de cartório. É correto?
    Achei que fazendo pagamento em até três dias eu não precisaria pagar nada além do valor da divida inicial.

  164. Boa tarde,
    tenho um protesto no cartorio de governador valadares, referente a um IPVA – MG, esse valor ja foi pago a mais de um ano, entrei em contato com o cartório para sabe como proceder, eles me informaram que devo comparecer ao local e pagar as taxas relativas a custas mais aquelas referentes ao cancelamento, elesmeinformaram que esse valor émais que R$ 450,00, isso procede, eles podem cobrar esse valor? tem alguma tabela ? posso contestar em algum lugar ?.

    1. Olá Max, como vai?

      Sim, eles podem cobrar o valor para cancelamento do protesto. Quando um credor realiza um protesto ele não tem custas, sendo que o devedor fica responsável por estes emolumentos. Com relação ao valor cobrado não há como confirmarmos, tendo em vista que não temos acesso aos valores do seu título protestado.

  165. boa noite,

    Tive o nome protestado e ja paguei a divida a empresa, porem moro em outra cidade que esta o cartorio que a mesmo me protestou, minha duvida, consigo limpar meu nome indo no cartorio da cidade que eu moro?

  166. Boa tarde, tive um titulo protestado, efetuei o pagamento direto a empresa, a mesma me enviou a Carta de Anuencia junto com um recibo de pagamento do valor da divida e dos emolumentos, fui ao meu cartório para dar baixa, porem o cartório quer me cobrar mais um valor para baixar, essa cobrança é devida?

      1. Estou passando pela mesma situação, Sérgio!
        Incríveis as condições dos cartórios no Brasi: uma máquina de fazer dinheiro!!!
        Como uma taxa de serviço tem que ser vinculada à um percentual de dívida!?

  167. Bos noite
    À empresa que me protestou cancelou o meu protesto após eu ter pago à divida,recebi um boleto pra min pagar para retirar o protesto cancelado
    Se eu paguei a dívida eu ainda tenho que pagar o protesto cancelado

      1. Bom dia, eu sou credora de um título que foi protestado, e já recebi o valor do cliente…..como proceder agora? Ele deve pagar apenas as custas do cartório para baixar o protesto?

  168. Olá,
    Tenho um pedido de protesto de um título, já foi protestado. Porém como irei saber se o devedor pagou ou não ? O cartório entra em contato comigo?

        1. Olá Rafael,

          Após o protesto, não há como efetuar o pagamento do título no cartório. O pagamento é efetuado ao credor da dívida e, posteriormente, solicitado o cancelamento no cartório. No cartório você conseguirá apenas uma certidão de protesto, onde constará as informações do protesto em questão.

        2. Karla Batalha filha de Dirceu Granato Sevarolli

          Paguei um título que foi pra cartório,no estabelecimento,paguei as taxas custa do cartório.ai fui no cartório quer me cobrar mas uma taxa pra limpar meu nome.isso e correto?

  169. Tenho um protesto no cartório já a 2 anos, fui no cartório e eles falaram que eu tenho que entrar em contato com a empresa, ja liguei varias vezes na empresa mas eles so dizem que leva tempo para levantar os valores da divida, isso ja faz um mês,agora estou tentando negociar com o credor a divida, mas ele nem atende o telefone

      1. Elisama Pereira da Silva

        Oi de acordo com a tabela deveria uns 60,00 reais das custas do cartório estão cobrando 192.40! O valor da dívida é 489.56. O cartório ta certo?

          1. A receita federal de Pouso Alegre MG protestou um título em meu nome no valor de R$ 7.200 ,00 só tive conhecimento desse protesto no ano passado ,nesse mês fui na receita para saber se estava correto o valor é negociar um parcelamento e o funcionário falou que a dívida estava extinta e que eu não devia nada fui informada que eu fosse ao cartório dar baixa no título mas tive uma surpresa o cartório me cobrou uma taxa de R$ 1.203,00 ,eu não tenho condições de pagar esse valor,ganho apenas um salário mínimo e o cartório não parcela o valor. Como devo proceder nesse caso? Meu nome está no Serasa e o cartório só retira meu nome se eu pagar as taxas.

  170. Mauro Sérgio Petrimperni

    Realizo o protesto atravéz do Banco Itáu, e fiz está pergunta ao Banco:
    Perg.: Qual procedimento e custo para Protestos, inclusive fora da praça de São Paulo – Capital

    Resposta : Para protesto será necessário atualizar seu contrato de cobrança junto ao banco e habilitar a permissão de protesto .

    Para protesto você terá uma tarifa de protesto ( TP ) no valor de R$ 12,00 em caso de sustação de protesto ( TS ) 12,00 , essas tarifas são cobradas pelo banco .

    Alem dessas tarifas , tem as Custas do Cartório e nesse caso não temos como passar o valor dessas custas pois pode variar de acordo com o cartório , região e valor do boleto , essas custas são cobradas pelo cartório a partir do momento que o titulo for protocolado no cartório .

    O valor dessas custas retorna para empresa se o acerto da divida for feita no cartório na qual o titulo foi protestado

      1. Paguei minha dívida de R$ 19.000,00 de um empréstimo com um banco, que protestou meu nome, peguei a carta de anuência, paguei todos os tramites de reconhecimento de firma e quando cheguei no cartório a surpresa do valor de custos em R$ 2200,00. Posso recorrer este valor? Não imaginei que seria tão alto assim.

          1. Elisama Pereira da Silva

            Oi Boa tarde tenho uma divida de 489,40 e o as custa do cartório é 192.46!Esse valor é normal? E muito alto e so tem 28 dias de atraso

          2. Olá Elisama,

            Em qual estado e cidade o Cartório de Protesto está localizado? Os emolumentos para cancelamento junto ao Cartório de Protesto não são calculados pelos dias em atraso, mas sim pelo valor do título. Ou seja, quanto maior o valor da pendência maior a taxa do cancelamento.

          3. Olá Paguei uma dívida de quase R$130.000,00 com meu apartamento, consegui do fornecedor a carta de anuência, porém não tenho mais nada, não tenho como pagar a taxa cartorária deste valor; é possível negociar ? parcelar?

          4. Quando pagamos o valor de quitação para empresa eles enviam ao cartório a carta de anuência? Ou tenho que entrar em contato com a empresa?

        1. Adão Fernando da Silva

          Bom dia vai até o fórum da comarca que vc mora e fala com o juiz responsável pela vara do cartório e faz uma carta de próprio punho dizendo que vc não tem como pagar as custas do cartório e ele assinará a carta e vc apresenta no cartório e será cancelado sem custas alguma.

          1. Hercílio Edson Feitosa

            Perdão,cometário totalmente equivocado, primeiro porque trata-se de natureza de taxa, segundo, o benefício da gratuidade deverá ser comprovada e mesmo assim o Tabelião pode exigir declaração de imposto de renda, extratos bancários, para comprovar tal situação, etc. No caso em tela, acho pouco provável que consiga, pois este adquiriu um apartamento de valor considerável e isto já comprova sua condição financeira para o pagamento das custas Cartorárias, além do mais o Tribunal fica com uma parte desse dinheiro.

          2. Eu paguei uma conta de água dentro do prazo que o cartório me comunicou.
            Porém paguei com a conta a dívida pois,tinha apenas em mãos a conta. Mesmo assim podem me cobrar todas as taxas?

        2. Não recebi a intimação ,só fiquei sabendo o dia que fui ao credor pagar ,paguei e me deram a carta para retirar o nome do cartório !!eles não deveriam ter me informado ?

          1. Olá Marcia,

            O cartório de protesto tenta realizar a entrega do protesto pessoalmente ao endereço registrado, caso intimação ao devedor não deem resultado, é lançado um edital com o nome do devedor e a dívida a ser paga, com a exigência de que o pagamento ocorra em até três dias. Decorrido esse período, sem que a dívida esteja quitada, o título é, então, protestado.

        3. Olá,paguei 2777 Comos juros o valor era de 10.360
          Eu paguei 2.777 só que vou ter q pagar sobre o valor total no cartório e qual e a taxa no cartório em BH

          1. Olá Adilson,

            Infelizmente não possuímos essa informação, visto que não somos um cartório físico. Nosso site viabiliza apenas 2ª via de Certidões a partir da indicação do cartório e dos dados do registro. Em relação aos valores cada cartório tem sua tabela de emolumentos diferentes em cada região.

      2. Eu tenho uma dívida de 1/4/2014 e foi protestado ontem dia 21/03/2019 essa dívida falta dias para caducar…
        Mais a final de contas ele vai constar no SPC do dia do vencimento do meu contrato que e dia 1/4/2014 o a dívida vai ser reajustado no dia do vencimento desse boleto de protesto e vô ficar 5 anos com o nome nos órgãos sujo..

      3. Meu nome foi para protesto no cartório por causa de um IPVA não pago no entanto já paguei o IPVA porém não fui ao cartório minha dúvida e se o cartório continua cobrando taxas mesmo tendo pago a dívida e não ter ido ao mesmo para tirar o protesto

      4. Boa noite!
        Fui notificado a pagar dívida de IPTU no Valor de R$ 904,09, mais R$ 90,00 de honorários advocatícios, após efetuar o pagamento fui orientado pela Prefeitura a me dirigir ao cartório de protesto. Ao chegar no cartório fiquei surpreso em ter que pagar quase um terço da dívida que liquidei com a prefeitura. O cartório me cobrou R$ 289,00 para retirar o meu nome do sistema de dívida ativa. Gostaria de saber se o alto valor cobrado pelo cartório se enquadra como abuso de poder econômico ou se é gelítimo o que cobraram.

        1. Olá Oscar,

          Os valores cobrados pelos cartórios são tabelados através da corregedoria responsável. Se houver qualquer dúvida referente a valores, recomendamos que entre em contato com a corregedoria para um melhor detalhamento sobre o assunto.

      5. A antiga Eletropaulo de sp, tirou uma conta de 13 reais não paga do seu sistema depois de meses vencida, paguei sem saber de onde vinha e depois de 2 anos descobri que meu nome tá no cartório por falta de uma carta de anuência, o valor? 240 reais, é correto isso?

    1. Este protesto caduca? No meu caso, o valor do protesto é igual ao da dívida e não terei grana pra pagar e pelo visto o valor só aumenta. O Conselho Regional de Contabilidade do Rio, tem feito esse favor. rsrs

          1. Viviane,

            Assim como qualquer dívida no Brasil, o protesto em cartório também tem prazo de validade. O limite para a prescrição de protesto é de 5 anos. Após esse período, o nome do devedor é retirado da lista de inadimplência.

      1. Boa tarde, gostaria de sanar uma dúvida.
        Possuo um título Em protesto no cartório, eu e o Fernando compramos um terreno, haverá alguma problema com o contrato de compra e venda do terreno que será no nosso nome.

          1. Boa tarde tenho 4 dívidas que foram protestado da mesma loja , no valor de 1300 fui lá pagar, me passaram um valor de 4800 reais, mais o cartão da loja meu limite era menos de 500 reais eles podem cobrar todo esses juros ? Faz 4 anos essa dívida

      2. Boa tarde, gostaria de sanar uma dúvida.
        Possuo um título Em protesto no cartório, eu e meu marido compramos um terreno, haverá alguma problema com o contrato de compra e venda do terreno que será no nosso nome.

    2. José Adriano dos santos

      Olá a todos e boa tarde. Gostaria se possível de um exclarecimento sobre meu caso. Eu tenho um financiamento habitacional caixa o qual se encontrava com 2 parcelas em atraso sendo que ja havia recebido o terceiro boleto pra pagamento e só consegui por falha do sistema pagar o boleto mais velho 1 dia após o vencimento do boleto mais recente enviado completando assim 3 parcelas em atraso dai a caixa mandou a tal carta extrajudicial que eu nunca tive acesso ,dia 24 de dezembro de 2018 fui regularizar as outras duas parcelas restantes onde já havia pago na loteria pois não havia sistema na Caixa ,deixei tudo certo ,mas daí no mês de janeiro eu.nao consegui emitir o boleto da prestação a se vencer dia 13 do mês de janeiro fui na Caixa e o atendente me falou que eu teria de pagar um valor de 444,59 que se referia a parcela da casa mais um montante que somado a parcela da casa totalizava 860 reais num único boleto. Tudo isto está dentro da lei? Mesmo eu não tendo recebido a tal carta? Este tal valor descrito como TP 321 está dentro da lei? Há alguma pendência a mais?

    3. Bom dia… Tenho protesto em cartório em Mogi das Cruzes onde morei atualmente moro em outra cidade gostaria de saber se posso regularizar tudo em algum cartório da minha cidade atual? Obrigada

    4. Uma duplicata foi protestada, qual valor o cartorio cobra em cima da mesma. Tem uma tabela específica? Ou cada cartorio pode cobrar de qualquer maneira. O cartorio também estar cobrando 3,00 para me enviar por email o boleto para pagamento da duplicata protesta com os custos dela. É correto??

    5. Reni Pereira da Cruz Terto

      Como eu fui protestada em cartorio em 1 de janeiro 2017 eu nao tenho divida nem uma com ninguem como saber quem me protestou

      1. Olá Reni,

        Para saber quem o protestou, poderá solicitar uma segunda via da certidão de protesto. Para solicitar 2° via de certidões, basta acessar (www.centraldascertidoes.com.br), e acessar a área “Para Você” e clicar em “Iniciar pedido”.
        Deve ser indicado o cartório em que o documento está registrado e preencher o formulário.

        Após a confirmação do pagamento começa correr o prazo de entrega de seu pedido que é informado no momento da solicitação. Para realizar pedido de certidão através do nosso site, é necessário informar exatamente o cartório onde o documento foi registrado, pois nosso site não realiza buscas. Caso ocorra a indicação incorreta do cartório poderá receber uma certidão Negativa. Reforçamos que nosso site não realiza buscas de certidões.

    6. Boa tarde

      Tem um cliente meu Negativado, ele quer me dar um cheque pré datado para 30 dias, sou obrigado a limpar o nome dele? Ou só mediante a compensação do cheque?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *