Certidão Dominial, Vintenária e Trintenária

 

certidão dominial

O Cartório de Registro de Imóveis é o órgão que possui atribuição judicial para arquivar o histórico completo de imóveis. Por isso, sempre que um imóvel precisa ser registrado ou quando ocorrem modificações em um imóvel já registrado, faz-se necessário comparecer nesta serventia para realizar as devidas atualizações.

O principal documento viabilizado por este cartório é a matrícula do imóvel. Esta matrícula é um registro inicial e nela constam todas as informações relativas ao imóvel como: proprietários, metragens, confrontações, construções e averbações.

A partir deste documento, novas certidões podem ser solicitadas de acordo com cada finalidade. Entre elas abordaremos, neste artigo, três delas: certidão dominial, vintenária e trintenária.

Certidão dominial

A certidão dominial é um documento que contempla a sequência cronológica e registro de todas as transmissões ocorridas sobre o mesmo terreno. Nesta certidão consta a relação de todos os proprietários do imóvel, desde a titulação original do Poder Público (Estado, INCRA, entre outros) até o atual proprietário.

Em virtude do amplo levantamento de informações para obter toda essa sequência de proprietários, geralmente é abrangido mais de um Cartório de Registro de Imóveis da região. Sua utilização ocorre, principalmente, para legitimar todas essas transmissões que ocorreram ao longo do tempo.

Em nosso blog escrevemos um artigo completo sobre a certidão dominial e a leitura pode ser feita acessando: Certidão Dominial no Registro de Imóveis

Certidão Vintenária e Trintenária      

A certidão vintenária ou trintenária tem por objetivo o acompanhamento da trajetória de um determinado imóvel ao longo dos anos.

Para a certidão Vintenária, o período abrangido refere-se aos últimos vinte anos ininterruptos do histórico do imóvel. Para a certidão trintenária este período aumenta em 10 anos, totalizando 30 anos de histórico.

Ambas as certidões são de extrema importância para as transações imobiliárias. Isto porque na matrícula do imóvel devem-se registrar todas as alterações que ocorram com o imóvel. Entre estas alterações pode constar o registro de hipoteca, penhora, indisponibilidade do imóvel, mudanças na construção, registro dos atuais proprietários, averbações de usufruto, entre outros.

Esta verificação permite, então, tomar conhecimento prévio de quaisquer ônus que recaiam sobre o imóvel, promovendo maior segurança aos interessados.

A utilidade destas certidões também se enquadra nos processos de usucapião de imóveis. Para estes processos o Código Civil determina atualmente um prazo de 15 anos, mas que, anteriormente, exigia 20 anos de posse pacífica e sem interrupções como se fosse o proprietário do imóvel, ressaltando a importância destas certidões com grande período de abrangência.

Você pode solicitar a sua certidão dominial, certidão vintenária ou certidão trintenária no Central das certidões . Solicite a qualquer momento e receba na comodidade do seu endereço, de forma prática, rápida e segura.

53 comentários em “Certidão Dominial, Vintenária e Trintenária”

      1. Teria algum modelo para podermos seguir de exemplo?
        Recebemos uma solicitação de certidão vintenária em nossa serventia, porém, sempre emitimos Cadeia Dominial com a ideia de que seria a mesma certidão.

  1. LUCIANA RAPOSO PEREIRA DE SOUZA

    Bom dia, é possível conseguir hoje – 2020 – a certidão dominial do terreno do meu avô, que foi leiloado em 1951?
    Tenho o nome dele e da esposa
    Tenho o cartório em que foi registrado o leilão (2o. ofício RJ)
    Agradeço seu retono.
    Luciana

  2. isabel salgueiro

    Como posso pedir a matrícula de um imóvel desde a sua origem, sabendo que esse imóvel tem mais de cinquenta anos, porque so foi faldo até a trintenaria (30 anos), e a partir disso, qual certidão devo solicitar?

  3. Olá, preciso de uma certidão vintenária, para juntar em uma ação de usucapião, entretanto o imóvel usucapido não possui matricula, o único documento existente é uma Certidão de origem datada de 1927 na cidade de Belo Horizonte, arquivado no Registros Públicos da prefeitura municipal.
    Neste caso como verificar esta certidão sendo que não há existência de matricula e tampouco em nome da antiga proprietária que não levou a registro. (detalhe fiz buscas em todos os cartórios de imóveis de Belo Horizonte com busca da Matricula, todos inexistentes).

  4. Bom dia, meu nome é Marco Antonio, sou corretor de imóveis, estou negociando uma casa que tem RGI, iptu, porém não tem habite-se e a instituição na qual será financiada esta exigindo, me informei neste instituição e fui informado se eu conseguir tirar uma onus que não apresente esta informação eles aceitam o financiamento, qual a certidão que devo tirar, fui informada com um corretor amigo que a certidão comum não aparece tal informação (Habite-se), então resumindo eu posso ao solicitar que esta informação não aparece nesta certidão..Att. Obrigado.

  5. Boa noite. a 27 anos atrás minha prima comprou um apartamento morou lá por 19 anos e resolveu mudar para outro estado e deixou comigo para eu alugar/cuidar. No ano passado ela faleceu a compra foi através de contrato de gaveta. Tirei uma certidão de RGI e consta no nome da primeira compradora e minha prima comprou da segunda. Procurei a primeira compradora afim dela fazer a transferência para mim que sou única prima viva mas ela não transferência e nem me passa uma procuração mesmo eu pagando. E ela é o marido me disseram que eles não tem interesse no imóvel . Como regularizar essa situação? E também gostaria de uma certidão tritenaria. Podem me ajudar?

  6. Boa noite. Estou finalizando um loteamento e o cartório está me pedindo um histórico dos títulos de propriedade dos ultimo 20 anos, além da certidão vintenária. Teria um modelo desse histórico para me passar?
    Obrigado.

  7. Boa tarde,
    esclareçam uma dúvida, por favor:
    Minha mãe comprou um terreno há mais de 20 anos, de 10×20, onde fez a sua casa. Foi tudo no “boca a boca”, pois nenhum imóvel teria a documentação naquele tempo. Mas é uma situação que me incomoda, e gostaria de saber com vocês a melhor forma a fim de regularizar o imóvel no nome de minha mãe. Qual o procedimento necessário, passo a passo?
    Desde já, grato!

  8. Prezados,
    Para financiamento imobiliário ou compra de imóvel qual a necessidade da Certidão Vintenária se na certidão de matrícula que já tenha certidão de ônus reais já possui as averbações de transferência de propriedade?

    A vintenária só não seria necessária se não houvesse nenhum averbação nos últimos vinte anos ?

    1. Olá Diego,

      Isso vai depender da instituição em que o financiamento está sendo realizado, pois de um modo geral a certidão vintenária apenas tem por objetivo o acompanhamento da trajetória de um determinado imóvel ao longo dos anos (20 anos).

  9. Bom dia,
    Preciso de uma informação,comprei uma casa mas alguns meses depois apareceu um pessoa
    dizendo que a laje desta casa pertence à ele,este cidadão nunca me apresentou nenhum documento desta laje como ele é o proprietário.
    Eu gostaria de saber o que devo fazer neste caso para saber se esta pessoa é realmente o proprietário desta laje?

  10. Só é possível a obtencão de certidão dominial e vintenária de um imóvel com matrícula?

    Pode ser pedido em relação a escritura pública de direitos possessórios?

  11. Prezados, boa dia.

    Estou fazendo a aquisição de um imóvel, construído em 1986 e fiquei na dúvida se deveria pedir ao vendedor a certidão de ônus reais ou a certidão vintenária para ter ter certeza de que não há qualquer ônus sobre o imóvel.

    Poderiam me esclarecer em quais circunstâncias deveria ser utilizada uma ou outra certidão?

    1. Olá Almeida,

      Para verificação sobre ônus é necessário solicitar a certidão de ônus reais. A certidão vintenária normalmente é utilizada quando se deseja obter informações sobre todo o histórico do imóvel, como identificar a cadeia de proprietários ao longo dos anos, entre outros.

  12. Boa tarde,

    Eu estou dando entrada no divórcio perigoso. Mas minha ex esposa não que me informar o número de identidade e CPF dela, pois ela que dificultar. O imóvel está em nosso nome. Mas os documentos ficaram tudo com ela. A pergunta é: será que na certidão vintenária consta o CPF e Número de identidade dela? Já que o imóvel está registrada no nosso nome.

  13. Como posso fazer para saber se meu bisavô (imigrante) tinha imóveis aqui no Brasil. Qual documentação é necessária? Tenho apenas a certidão de nascendo/óbito e um cartão do Funrural (benefício/subsídio pago pelo governo para quem trabalhava na lavoura)

  14. Boa tarde, estou vendendo um imóvel. O comprador diz a imobiliaria envolvida na negociação que só assina mediante a certidão vintenária do imóvel. Eu tenho que pagar por isto? Ou ele, o interessado, é quem paga?
    obrigado,

    1. Olá Elcio,

      Não existe uma obrigatoriedade de que o comprador providencie determinadas certidões e o vendedor outras, sendo isso negociado de caso para caso. Todavia é comum que o vendedor providencie os seus documentos e documentos do imóvel a venda e o comprador os seus documentos e certidões necessárias para compra.

  15. Bom dia ,aos que assistem.
    Queria saber se tem algo sobre rua Vintenária ,pois preciso fazer uma pesquisa sobre os conceitos de uma rua vintenária.Como uma rua se torna vintenária. a rua em qustão passa ate uma linha de onibus.

    1. Olá Cristina,

      Para este documento é necessário a indicação do Cartório de Registro de Imóveis onde o imóvel está registrado e informações do imóvel como, por exemplo, número da matrícula, endereço completo, nome completo dos proprietários, entre outros.

    2. Ola e quando a matricula contida nessa certidao vintenaria que consta todas as alteracoes e edificacoes do imovel nao eh igual a a matricula do iptu…o que devo fazer???

  16. Gerdinilson Souza

    Bom dia.
    Se a ficha de matrícula já informa os proprietários e averbações, qual seria a diferença para que seja pedida certidão dominial? Digamos que uma ficha de matrícula reporte registros de quinze anos atrás, seria possível considera-la equivalente a uma certidão quinzenária?

    1. Olá Gerdinilson,

      Depende. A estrutura de uma Certidão Dominial não é a mesma que a de uma Certidão de Matrícula Atualizada do Imóvel. Na Certidão Dominial, por exemplo, são descritos apenas os proprietários e as transmissões ocorridas desde o início, justamente para compor a cadeia dominial do imóvel.

  17. Estou tentando obter a certidão trintenaria de uma imóveis que possuo, porém meu contato com o cartório é via email, devido a sua difícil localização, Canutama.AM, o cartório de início atencioso,.não concluí a emissão das respectivas certidões,.gostaria de saber o que posso fazer, para obter uma resposta final do cartório.

    1. Olá Leonardo, como vai?

      Sugerimos que continue realizando o contato com o respectivo cartório, qual sugerimos o contato telefônico para estabelecer um prazo definitivo para resolução do seu pedido. Infelizmente alguns cartórios são de difícil contato e localização, o que torna todo o processo mais demorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *