Separação Consensual e Divórcio no Cartório de Notas

Separação Consensual
Solicite certidão de Separação Consensual e Divórcio no Cartório de Notas.

A separação de corpos significa uma dissolução de sociedade conjugal, e com essa definição, os envolvidos interessados anulam suas obrigações matrimoniais, coabitação, bem como fidelidade, bens e dívidas adquiridas em conjunto. Entretanto, não é possível casar-se novamente, até se divorciar.

Em 04 (quatro) de março de 2007, a lei 11.441 foi publicada promovendo inovações e facilidades ao processo de Separação Consensual e Divórcio, que antes, se delongava por anos no âmbito judicial. Após a publicação desta lei, foi possível registrar Separação Consensual e Divórcio no Cartório de Notas.

Em uma rápida síntese, essa lei diz que divorciar ou separar no cartório de notas, mediante escritura pública redigida por um Escrevente Autorizado ou Tabelião, serão analisados e descritos os elementos que envolvem a partilha de bens do casal adquiridos durante o matrimônio (se houver bens), pensão alimentícia, determinação sobre o uso do nome das partes, de forma consensual e com a presença de advogado (que poderá representar uma ou as duas partes).

O procedimento de Separação Consensual e Divorcio no Cartório de Notas deve  ser consensual, o que significa que nenhuma das partes está em desacordo com a separação ou o divórcio. Se for litigioso, significa que as partes envolvidas não estão de acordo, o processo deverá ser feito de forma judicial. O objetivo desta lei é de fato facilitar os trâmites legais para que as partes envolvidas adquiram agilidade e rapidez na assinatura dos papéis, sem processos judiciais.

Os documentos necessários para o divórcio e separação extrajudicial, no cartório de notas são:

  1. Certidão de casamento,
  2. Contrato antenupcial (em caso de existir),
  3. E os documentos pessoais e qualificação (endereço, profissão) das partes.

Se houver filhos maiores:

  1. Documentos pessoais,
  2. Qualificação destes.

Havendo filhos menores:

  1. Se o casal possui filhos menores e já fora decidido judicialmente sobre a guarda, visitas e pensão deles, poderá ser apresentado o termo judicial ao cartório de notas e conseguirá seguir com o processo de divórcio e/ou separação no cartório de notas, mesmo com filhos menores.

Havendo bens:

  1. Descrição e documentos que comprovem a titularidade destes, como por exemplo: IPTU, IPVA, extrato de banco, contrato social de empresas. Estes documentos serão especificados pelo Escrevente Autorizado do Cartório de Notas que irá redigir a escritura pública de separação ou divórcio, ou seja, após análise do processo ele irá informar as partes o que será necessário apresentar.

Caso uma das partes queira voltar a usar o nome de solteiro ou permanecer com o nome de casado, poderá ser definido no ato de registro da escritura pública de separação consensual ou divórcio.

Não é necessário estar separado para realizar o divórcio, estes são processos independentes um do outro.

A rapidez, desburocratização e economia financeira são os parceiros fiéis do procedimento extrajudicial de divórcio e separação.

O objetivo desta lei é de fato facilitar os trâmites legais para que o as partes envolvidas adquiram agilidade e rapidez na assinatura dos papéis, sem processos judiciais.

A certidão de escritura pública de separação ou a certidão de escritura pública de divórcio pode ser solicitada através do Central das certidões , com conforto e rapidez, sem necessidade de se deslocar até o cartório de notas que realizou o registro do mesmo.

Central das certidões foi criado para agilizar os processos diários de forma rápida e inteligente!

351 comentários em “Separação Consensual e Divórcio no Cartório de Notas”

  1. Ola. Bom dia! Tenho um imóvel q está no meu nome e da minha sobrinha. Minha sobrinha está entrando como divórcio. Eu vou ser obrigada a vender a minha parte? Ela tem um filho de menor. Obrigada!

  2. Olá boa noite! Sou separada consensualmente a 25 anos porém na minha certidão de casamento foi averbada e o meu nome permanece de casada. Agora quero alterar o nome para solteira porém moro no Espírito Santo e a separação foi na Bahia. Eu consigo resolver essa situação sem precisar ir lá?

  3. Boa Tarde! Sou casada com comunhão parcial de Bens e comprei meu apartamento antes de casar, quero me divorciar e meu esposo diz que tem direito e quer colocar o irmão dele que e advogado para fazer o divorcio.

    1. Olá Mirian, como vai?

      O regime da comunhão parcial de bens prevê que apenas os bens adquiridos após o casamento são partilháveis entre os cônjuges. Para uma verificação mais aprofundada dos seus direitos, recomendamos o contato com um advogado da área.

      1. Boa Tarde! Sou casada com comunhão parcial de Bens e comprei meu apartamento antes de casar, quero me divorciar e meu esposo diz que tem direito e quer colocar o irmão dele que e advogado para fazer o divorcio. Muito obrigada .
        E o divorcio, o irmão pode ser advogado dele?

        1. Olá Mirian, como vai?

          O regime da comunhão parcial de bens prevê que apenas os bens adquiridos após o casamento são partilháveis entre os cônjuges. Para uma verificação mais aprofundada dos seus direitos, recomendamos o contato com um advogado da área.

  4. Quero me divorciar no cartório, mas tenho alguns imóveis que ainda não tem a escritura, apenas promessa de compra e venda. Nesse caso, é possível realizar a partilha de bens em cartório? Ou deve ser feita na via judicial?

  5. Estou separada há quase 30 anos, na época foi feita a separação consensual e o desquite. Mas não o divórcio. Pretendo comprar um imóvel. Se futuramente for vender, ele precisará assinar ou terá direito a uma parte?

  6. me divorciei há dois anos, regime de separação total de bens. O sinal da conjuge foi de 8 por cento do valor do imovel e a minha 30 por cento. As parcelas do financiamento – todas – eu paguei. estou divorciado há dois anos e continuei nesse periodo pagando integralmente todas as parcelas.
    qual meu direito numa possivel venda do imóvel, sendo que no divórcio foi colocado que nao havia dívidas de ambas as partes relacionadas ao matrimio

  7. Gostaria de saber se é gerada duas Averbações uma para o Homem e outra para a mulher, para cada um ir ao cartório e retirar seu novo registro divorciado.

  8. Meu irmão é separado consensualmente há 30 anos e vive com outra companheira há 30 anos, porque ele tem que ter o consentimento de alguém que se separou há trinta anos para se divorciar da mesma? Minha cunhada vive constrangida com meu irmão, penso que podem até se separar por este motivo, já que a ex-esposa insiste em continuar “casada” com meu irmão. Um processo litigioso traz muitos aborrecimentos e gastos, acredito que fazem tal leis completamente insanas para explorar financeiramente as pessoas desesperadas para resolver estas questões.

    1. Olá Tânia,

      Assim como para se casar é necessário que duas pessoas estejam de comum acordo, o processo do divórcio também demanda que ambas estejam de acordo. Quando uma das partes não concorda existe o modo litigioso de se divorciar justamente para amparar tal pessoa. É possível obter suporte jurídico com gratuidade junto a Defensoria Pública.

  9. Após a realização dos trâmites no cartório para a realização de um divórcio consensual, após homologarem extrajudicialmente, eles saem do cartório oficialmente divorciados? ou leva um tempo para isso acontecer?

  10. Boa tarde eu dei entrada no meu divórcio fez mais de 3 anos eu dei entrada ficaram de me dar uma resposta para mim comparecer e agora não deram a resposta é que eu faço

  11. Jose Aparecido Pinto

    Olá , estou separado a seis meses , e gostariamos eu e minha ex de oficializar a separação em um cartório. temos apenas uma filha de 31 anos , que é advogada , ela pode ser nossa advogada junto ao cartório , não temos nenhum bem.

    Grato

  12. ALEX PACHECO DE SOUZA

    Sou divorciado averbado no cartorio onde casei, porem quero casar novamente porem o cartorio me pede o formal de bens, porem nao tenho esse formal pq nao houve bens dividir na epoca, e isso foi citado na audiencia de divorcio, o problema q moro a 400 km do forum aonde me divorciei, tem alguma solucao para meu caso?

  13. boa noite , me chamo Tamara, tenho uma uniao de 22 anos, 2 filhos menores porem somente 5anos de casada, chegamos ao acordo do divorcio, tenho uma casa , construida no terreno de minha mae,onde ele automaticamente me ajudou a construir, seria o unico ” BEM “, isso antes do casamento, ele teria algum direito sobre o imovel, mesmo nao tendo nada em seu nome ?

  14. Ola boa noite,

    Tenho uma pergunta. Casei no brasil, mas a certidão de casamento foi homologada na holanda. E possível o meu ex fazer o divorcio la ou ele só pode anular essa homologação ja que casamos aqui?

  15. Bom dia,

    Estou separada a 10 anos, mas agora gostaríamos do divorcio no cartório, porém ele já tem nova família e um filho de 3 anos e eu estou gravida de 5 meses do meu atual, não temos bens e nem filhos em comum? É possível realizar o divorcio no cartório.

  16. BOA NOITE
    MINHA EX ESPOSA DEU ENTRADA EM 2000 NA SEPARAÇÃO DE CORPOS E A UNS DOIS ANOS ASSINEI O DIVORCIO ,INCLUSIVE AS CUSTAS DO PROCESSO ESTOU PAGANDO…COMO FAÇO PARA DESCOBRIR SE O DIVORCIO SAIU?

  17. O prazo para contrair uma nova União estável, após a dissolução da anterior, é o mesmo exigido no divórcio, ou seja, 180 dias para o homem e 300 dias para a mulher?

  18. Olá! Meu namorado é casado no papel e está se separando da mulher. Ele abriu mão de tudo: casa, mobília, tudo conquistado por ele ao longo de mais de vinte cinco anos de trabalho sem ajuda alguma. E ele está largando tudo para trás, porém ele gostaria de registrar isso em cartório para que ela não venha prejudica lo mais tarde. Vocês poderiam nos dar um exemplo de como fazer lo? Desde já agradeço!

  19. boa noite.
    sou casada no papel a dois anos,mas só vivemos tres meses juntos, estamos separados a um ano e gostaria de me separar fazendo a anulação do casamento, não temos filhos e nosso imóvel a caixa tomou de volta.
    só que tínhamos um contrato de união estável antes do casamento e descobri apos o o casamento que ele tinha uma filha posso anular o casamento qual procedimento a ser tomado

  20. Bom dia, queria tira minha dúvida

    Meu pai e minha mãe, se separaram a 5 anos no cartório. Porque meu pai estava envolvida com outra mulher e queria casar com ela, o advogado dele fez divórcio no cartório colocou como nenhum tinha bens e dívidas, minha mãe na época acreditou que ele iria resolve as coisa dos bens, mas até hoje não, viver só enrolando, usou a herança dela que ganhou dos pais, hoje ele só que deixa 2 imóvel, queria sabe se ela pode recorrer a esse divórcio, como não foi feito repartição das coisas, ela foi casado com ele a mas de 30 anos, e esse divórcio já tem 5 anos e foi feito no cartório e ele possui 3 filhos maiores mas não foi avisado e nem citados, tem como ela recorrr para dividi as coisas. Para pode reparti os bens, e também existe as dívidas que continua.

  21. Boa tarde,fui casada a 9 anos e me divorciei,meu ex me prometeu me dar oque eu tinha direito e até hoje não me deu nada já faz sete anos,ainda posso recorrer na justiça?

  22. Gostaria de me separar do meu marido,preciso ir pessoalmente até o cartório junto com ele ou tem outra forma de ser feito? é preciso um advogado?

      1. Boa tarde meu marido e separado a 10 anos so que não pediu o divocio ele tem uma casa queria saber como que ele faz pra pedir o divocio e ela não quer aceita o divocio

  23. Ola. Minha tia está pedindo o divórcio do meu tio, eles não tem filhos e ela está abrindo mão dos bens que eles têm juntos. O divórcio poderá ser feito no cartório normalmente? Ela pode abdicar totalmente da parte dela? Ela poderá voltar atrás depois que o divórcio for feito?

  24. Thiago Bastos Alves da Silva

    Olá boa tarde, estou me separando a casa comprei com dinheiro de uma herança, tenho duas dúvidas

    1 – A casa só tem o documento de compra e venda assinado por mim, ela terá direito a casa?
    2 – Ela pegou esse documento e escondeu, onde posso conseguir uma segunda via!?

    Obrigado

  25. Bom dia eu casei dia 18 de Maio Ja morava com ela sete anos e pouco e decidimos separar no cartório não temos bens ela ja tinha a casa eu só gastei na reforma e muitas coisas mas só quero separar mesmo oque gasto já que não temos filhos e nem ben

  26. Antonio Carlos Pereira

    BOA TARDE ME SEPAREI EM SAO PAULO NO ANO E 2009 MINHA EX ESPOSA FICOU COM A DOCUMENTAÇAO E FOI ELA QUE LEVOU ADVOGADA NAO TENHO MAIS CONTATO COM ELA E PRECISO DA CERTIDAO DE SEPARAÇAO COMO CONSIGO ESTE DOCUMENTO?

  27. Maria Abreu Morais

    Olá boa tarde, fui casada por 23 anos, tenho 3 filhos de maior e estou separada há 5 anos e moro distante de onde eu morava 350 km, posso dar entrada do meu divórcio aqui a onde eu moro, tem duas casas adquiridas quando eu estava casada,só que eu abandonei o lar pois ele me traiu e eu larguei tudo sair só com uma bolsa de roupa, e deixei tudo pra trás e não quero nada eu posso passar o que era pra ser meu de direito pro meus filhos, desde já agradeço.

  28. Me separei consensualmente em 1992.
    Temos um imóvel.
    Os filhos são maiores.
    Ele mora em outro Estado.
    Posso solicitar o divórcio em cartório, por procuração dele?

  29. Bom dia estou em um processo de divórcio consensual perante o advogado entramos em acordo, já passei a parte dela, ela já esta morando com outra pessoa. Mas agora ela não assina os papéis para ir pro cartório para fazer a separação, oque posso fazer para resolver essa situação?

  30. Eu e minha esposa casamos a menos de um ano e queremos nos divorcia amigavelmente precisamos de advogado e não temos filhos e nem bens comprados após o casamento.

  31. Ola ..eu quero me casar ..porem minha conjuje divorciou a pouquissimo tempo (ainda nem chegou o certificado de averbacao) ..porem ja estamos a um bom tempo juntos este tempo de 300 dias para mulher tem alguma forma de diminuir ou anular este prazo ?

  32. Olá, bom dia! Gostaria de esclarecer uma dúvida: meu marido e eu tivemos desintendimentos durante o casamento, fui morar com minha mae ele fez oferta de alimentos perante processo, para nossa filha e decidiu tambem me oferecer uma pensão sem efetivarmos o divórcio, somente separação de fato. Porém, voltamos. Gostaria de saber se esse processo me exclui algum direito em relação a bens. Obrigada.

  33. Boa noite!
    Por gentileza se puderem esclarecer uma dúvida, sou separada consensual, averbada na certidão de casamento,porém na época não era permitido separação e divórcio ao mesmo tempo, teria que dar um prazo de dois anos,mas ele foi embora e não tive mais contato. Não tivemos filhos,já vivo com outro ha mais de doze anos e temos uma filha com nove anos. Gostaria de saber se posso dar entrada no divórcio direto mesmo sem a presença dele.Eu e meu atual companheiro não casamos devido eu não ser divorciada e temos bens, gostaria de saber se por eu não ter divorciado se o meu ex marido tem direito a alguma coisa.

    1. Olá Maria,

      O divórcio demanda que ambos os interessados realizem os trâmites. Caso não consiga localizá-lo, será necessário ingressar judicialmente com o divórcio. Nesta situação o poder judiciário realiza a citação aos órgãos competentes para localizá-lo. Caso não tenha sucesso nesta localização, o próprio juiz pode determinar o divórcio por edital.
      Com relação aos bens, pelo fato de já estarem separados de fato, não há motivos para que ele possua direitos.

  34. E o seguinte meu namorado precisa da segunda via da certidao de nascimento para da entrada na separacao como consigo a segunda via de graca? Pois ele nao tem dinheiro faz no cartorio msm?

  35. jacqueline do carmo silva ferreira

    boa tarde meu marido é casado mais ainda nao se separou da es esposa ja temos 22 anos juntos ele nao teve filhos com a antiga esposa e ele quer se separar para podermos casar temos 4 filhos fica facil a separação no cartorio ?
    queria saber se ele tem que ir ate o cartorio que ele casou para ele dar entrada na separação?

  36. Boa tarde!
    Queremos nos divorciar, tudo acordado, nossos filhos são maiores, tudo está em meu nome, temos 1 casa e 2 carros(tudo ficará em meu nome e meus filhos continuarão morando comigo), podemos ir direto no cartório? Pfvr, como funciona?

    1. Olá Marah,

      Sim, vocês podem efetuar o trâmite em cartório. O acompanhamento por um advogado é obrigatório, mesmo que feito o divórcio no cartório, desta forma toda a orientação específica poderá ser fornecida por este profissional.

  37. Sandra Marcia Rodrigues Câmera

    Boa tarde!
    Apesar de separada há mais de 11 anos, possuo um contrato de União Estável registrado em cartório no 2º Ofício de Notas que era em Copacabana. Tenho uma filha de 12 anos com este rapaz, mas a situação dela foi legalizada pela justiça e a pensão alimentícia estipulada, temos isso documentado. Nós não possuímos bens materiais. Então, sei que precisarei de advogado, mas é possível realizar essa dissolução de União Estável no cartório?

  38. Boa tarde, me casei em São Paulo ha 25 anos atrás e agora moro em Blumenau. Estou solicitando para separação amigável no cartório, a 2ª via da certidão de casamento, ela tem que ser de inteiro teor e com firma registrada? ou pode ser 2ª via simples? obrigada!

  39. sou separado judicialmente desde 2009 e foi concessual preciso converter em divorcio mas a outra parte foi embora do brasil pois e de outra nacionalidade como faco minha filha já tem 19 anos e não tenho noticias delas .
    como fazer o meu divorcio grato .
    rodrigo

  40. Maria de Lourdes Sampaio Nascimento

    Maria de Lourdes. Sou separada há mais de 40 anos, e não sei onde se encontra meu marido, sei que tem outra família. Mas nunca me procurou para separação legal e ou divorcio. Como eu posso me considerar, casada ou separada. Já que eu só tenho a Certidão de Casamento.

  41. Boa tarde, a mais de cinco anos não vivo com minha esposa, tenho duas filhas 1 de 14 anos e outra com 27, gostaria de saber se posso fazer o pedido de separação pelo cartório e se nesse casa preciso de um advogado?

  42. Mislene Araújo de Camargo

    Bom dia, meu ex-marido e eu já fizemos todos os trâmites para a separação e hj já temos mais de 5anos separados de corpos. Só q hj preciso de certidão de divórcio no qual no período em que fizemos esse trâmite não procurei saber. Como faço para ter a prova de divórcio???? Obrigada

    1. Olá Mislene,

      Para uma pessoa comprovar que esta divorciada, ela precisa ter uma certidão de casamento averbada em mãos, essa é a “Certidão de Divórcio”. Significa que essa pessoa precisa ir ao cartório que possui seu registro de casamento com a sua “Carta de Sentença” e Certidão de Casamento Atualizada para inserirem uma nota legal (averbação) indicando que ambas partes do laço matrimonial estão separadas.

  43. Olá, Sou servidor público federal e no ano de 2010 me separei por procedimento de Separação Consensual e Divorcio no Cartório de Notas. À época, como forma de ajuda, consenti um desconto de 10% dos meus vencimentos em forma de pensão alimentícia à ex esposa (naquele ano já não tínhamos filhos menores ou estudantes), hoje a ex esposa já trabalha e tem uma vida financeira equilibrada. Gostaria de saber a forma de cancelar a referida pensão que até hoje pago por desconto em contra cheque ? Grato !

  44. Depois de 20 anos casas com comunhão parcial de bens ,meu casamento chegou ao fim
    Temos dois filhos maiores de idade
    A casa em que moramos e junto com a mãe dele ,a escritura esta mo nome dela ,não tenho como provar que tenho parte na casa ,no bom do meu ex marido so tem o carro
    Queria saber se eu abrir mão dos bens que estão no nome dele tipo carro ,moveis etc…
    Eu posso fazer o divórcio no cartório
    Eu so quero o divórcio,e ir embora
    Alguém poderia me esclarecer essa duvida

  45. Tenho um imovel que construir mas n tem resistro quero legalizar por uso capeaõ tem esse serviço gratis quanto tempo leva para sair no 0800 e qual o valor se eu for pagar e tempo? Obrigado moro a 20 anos nele .

  46. Olá Boa tarde me chamo Jackelyne
    Eu é meu ex estamos de acordo, gostaria de saber se pode ser feito em qualquer cartório de notas é se tem algum custo.

  47. Tenho uma mulher a 10 anos ela tem problemas dela nao da filhos ela tem 28 anos de idade e eu quero me separar dela e eu tenho um filho fora, quero saber como partihamos os bens tou na minha propria casa mas consedero a ela como minha namorada por nao asinamos nenhum acordo.

      1. Gostaria de me separa já não moro com ele mais estou desempregada e ele é usuário de drogas meu ex marido e mesmo assim ele disse que não é vai assina gostariar se consigo da entreda no cartório

  48. Fiz separação amigável em cartório, mas a pensão estipulada está muito alta, não temos filhos de menores, como fazer para anular a pensão que julgo abusiva, foi acordo amigável……

      1. Sou casada mais já não moramos juntos e meu ex e usuário de drogas e diz que não vai me dá o divórcio estou desempregada e gostaria de saber como faço pra me divorcia

  49. Carlos Luiz Dantas De Barros

    bom dia.fiz uma separação consensual. a 9 nove anos.com minha. mas com o t3mpo voltamos a mora juntos denovo. a pergunta é preciso casar denovo.?ou posso cancelar a averbação?

      1. Olá , bom dia ! Me chamo Geazi , a 9 anos assinei uma separação consensual , porém não me divorciei. É possível a ex mulher ter casado denovo em cartório ?

  50. zeferina constantina de freitas

    olá bom dia,
    eu quero me divorciar, é consensual, casamento sem filhos, sem partilhas de bens, mais nao tenho dinheiro para pagar advogado, que procedimento eu devo fazer

  51. Geraldo Pereira de Paula

    somos casados à 20 anos e temos uma filha de 12, decidimos entrar em processo de separação consensual, quero saber como podemos decidir sobre pensão alimentícia pois estou encostado porém sem salário desde 2015 e minha esposa trabalhando, em consenso decidimos apenas vender e dividir o valor do bem imóvel que possuímos.
    É possível que ambas às partes fiquem desobrigados desta pensão uma vez que a guarda será de minha esposa?

  52. tenho 64 anos, sou cardiopata isquêmico e sofro da síncope da vaso-vagal. Minha mulher quer a separação e que eu saia da casa que é nossa. Não quero sair e nem sequer separar. O que fazer?

    1. Olá Sérgio,

      O divórcio é um direito que pessoas que se casaram possuem. Quando ambos estão de acordo, ocorre de forma consensual. Quando uma das partes não está de acordo, torna-se litigioso e pode ser requerido na justiça por sua cônjuge.

  53. Olá pessoal, tudo bem! Tenho uma dúvida em relação a nome quando os pais se separam e divorciam. Após divórcio, no caso do nome da Mãe que passa a ficar sem o sobre nome do ex-marido.
    Por exemplo, Maria Antônia Jesus da Silva e após o divórcio passa a ser Maria Antônia Jesus.

    É preciso que filhos tirem novas documentações, para que sejam utilizados com nome da Mãe atualizado?

    Obrigado!

    1. ENGRAÇADO QUANDO FUI FAZER O MEU PRIMEIRO E SEGUNDO RG EU QUESTIONEI SOBRE ISSO PORQUE A MINHÃ MÃE JÁ ERA DIVORCIADA E MESMO ASSIM DISSERAM QUE TINHA QUE SER COMO ESTAVA NA MINHÃ CERTIDÃO DE NASCIMENTO E O NOME DELA CONTINUA DE CASADA NO MEU RG. AI ENTENDER NÉ..

  54. Gostaria de saber se posso fazer meu divorcio diretamente no cartorio sem advogado, uma vez que sou separada judicialmente e consensualmente ha mais de 10 anos.
    Não sei por onde ele anda e gostaria de saber se posso fazer esse divórcio ja que estamos separados legalmente ha tanto tempo.

  55. O meu namorado esta ha dois anos separado de fato. Não tem filhos menores. Um ja é formado e outro casado. Somente um solteiro maior de idade, que mora com a a mãe. A mãe trabalha. O casal possui dois imoveis, um ainda não registrado em nome deles, e dois veiculos. Desejam divorcio consensual.
    Este pode ser feito sob declaração de hipossificiencia de recursos. E quais documentos necessários e previsão de tempo para assinarem a escritura.

  56. Boa tarde!
    A ex mulher do meu namorado vinculou a separação de bens junto com divórcio.
    Já faz 1 ano e 3 meses que o divórcio não sai e é uma cidade pequena do interior.
    Tem uma forma de agilizar esse processo?

  57. Boa tarde, me chamo Renan, estou separado da minha esposa fazem 2anos, conversamos sobre nossa situação, e queremos o divórcio temos um apartamento financiado pela Caixa, no qual eu o marido nao tenho nenhum interesse em ficar com ele, estamos em comum acordo com o divórcio e queremos resolver essas situação rapidamente, como devo proceder

  58. Olá. Boa tarde. Gostaria de saber se no divórcio consensual ( extrajudicial) é necessária a presença de ambos no cartório? E também se os cônjuges só podem divorciar no mesmo cartório em que se casaram? Obrigada

  59. Sou casada judicialmente faz 32 anos. Estamos separados de Corpos há 15 anos. Ele tem outra com filho de 09 anos.
    Hoje nossos 03 filhos maiores. Meus sogros faleceram e existe herança. Gostaríamos de solicitar a separação no próprio cartório onde houve o casamento. Ambos, hoje, residimos em São Paulo. Pergunto: Solicitando o Divorcio no próprio cartório teremos que constituir advogado? Não temos partilha de bens (nome dos filhos) e todos os filhos maiores. Pode ser feito por procuração de ambos, já que o casamento em regime universal foi em Minas? Meus sogros faleceram, meus 03 filhos possuem qual direito na partilha? Quais custas terei?

    1. Olá Divina,

      Mesmo que realizem o trâmite em cartório será necessário a contratação de advogados. Os próprios advogados poderão representá-los em cartório por meio de uma Procuração e também melhor esclarecer questões referentes a partilha de bens.

  60. Olá Boa tarde!

    Consigo solicitar a escritura de divorcio por esse site “Central das certidões”?
    Não localizei essa opção.
    Sou advogada, mas é a primeira vez que faço esse tipo de divorcio.
    É só pedir a documentação necessário e fazer a solicitação pelo site e depois agendar uma data para o casal assinar?

    1. Olá Fernanda,

      Nosso site viabiliza apenas 2ª via de Certidões já registradas nos cartórios. Pelo que compreendemos você está acompanhando um divórcio em que será lavrada a escritura no Cartório de Notas, sendo esse procedimento feito apenas diretamente no cartório físico da sua cidade.

  61. Edineve celestina da costa

    Oi, bom dia.
    Meu nome é Edineve, estou decidida a me separar,tenho 2 filhos menores, gostaria de saber como faço pra chegar no meu objetivo mais rápido da separação sem muita burocracias. Pois ambos queremos,e está consensual. Não temos bens a ser dividido, Somente um financiamento em conjunto. Gostaria de uma orientação de como proceder.
    Obrigado!

    1. Olá Edineve,

      Mesmo que o seu divórcio seja consensual, vocês possuem 2 filhos menores e isso irá requerer determinação de guarda, pensão, etc. Além dessa determinação vocês vão precisar contratar um advogado para acompanhar todo o trâmite.

  62. Dario cesar ortunes

    Ola boa tarde gostaria de saber ?
    Fui casado por 3anos com separacao de bens e durante os anos casados ela comprou um carro e eu troquei o meu pois ja tinha um outro antes do casamento e ja tem quase 3anos separado e gostaria de fazer o divocio amigavel pois estamos de acordo em fim gostaria de saber como faço

  63. Olá, me separei em 2010, fizemos a separação consensual em cartório, sem filhos e na época foi tratada a partilha de bens, após isso, comprei outros imóveis juntamente com minha atual companheira, minha dúvida é, enquanto não converter a separação consensual em divórcio, a minha ex mulher tem algum direito sobre meus bens adquiridos após a separação? Em caso de falecimento de um, o outro tem direito a algum bem? E por final, como já havia sido tratada a partilha dos bens na época da separação, quando for converter em divórcio, esses bens adquiridos depois da separação serão considerados?

    1. Olá Marcos,

      Nosso blog tem o intuito de levantar informações e dados sobre determinados procedimentos, mas não prestamos consultoria, pois os casos são diferentes entre si. Para esclarecimento correto, sugerimos buscar orientação de um advogado especialista.

  64. Boa tarde,meu nome é Regina e quero me separar,será consensual,ambas as partes concordam.
    Como fui eu quem adquiriu todos os bens o meu ex- concorda em assinar a separação e abdicar de tudo.Como faço isso?Existe alguma declaração pré-divórcio para garantir essa palavra dele.

  65. Lidiani Cristina

    Olá!
    Gostaria de saber se posso divorciar do meu marido sem a presença dele?
    Pois estamos separados de corpos uns 3 quase 4 anos..
    E ele sumiu, não tenho contato nenhum.
    Não temos bens e nem filhos e não mudei o meu nome, contínua o mesmo de solteiro.
    Será preciso um advogado, ou consigo separar só no cartório de notas?
    E tem taxa?
    Obrigada.

    1. Olá Lidiani,

      Neste caso você não consegue o divórcio através do Cartório de Notas. Nesta situação será necessário o processo de divórcio com declaração de ausência, que obrigatoriamente deve acontecer pela via judicial. O juiz irá solicitar informações de cadastros oficiais para tentar encontrar a pessoa, para que ela responda pessoalmente ao processo. Se ainda assim, a pessoa não for encontrada, o juiz irá declarar a ausência e nomear um Curador para atuar na defesa dos interesses do ausente.

  66. Bom dia,

    Estou separado de fato e agora quero separar legalmente,
    Tenho duas filhas, de 18 e 14 anos, respectivamente.
    Temos duas casas e dois carros.
    Podemos separar consensualmente no cartório? Os filhos querem ficar com a mãe.
    No cartório pode ser arbitrado o percentual da pensão ou precisa ser decidido por um juiz de direito?

  67. Olá gostaria. De tira uma divida eu tenho 38 anos e moro com. Meu passeio ha 10 anos ele já tem 76 anos de idade. Condão eu conhece. Ele matinha um património. Fã parte do meu direito por mote?

  68. Vivo separado de corpos a mais de seis anos, minha esposa (apenas “no papel”) vive em outro estado e não temos contato, temos um filho menor que já tem pensão alimentícia estabelecida e não temos bens em comum. Apresentando a decisão judicial que estipulou a pensão alimentícia, posso dar entrada do meu divórcio em cartório?

    1. Olá Junior,

      Conforme consta no texto do nosso artigo, se o casal possui filhos menores e já fora decidido judicialmente sobre a guarda, visitas e pensão deles, poderá ser apresentado o termo judicial ao cartório de notas e conseguirá seguir com o processo de divórcio e/ou separação no cartório de notas, mesmo com filhos menores.

  69. preciso homologar no cartório em que casamos mais só tenho um documento que prove que separamos que é o termo de deliberação e quais o documentos se for o caso para eu fazer a homologação obrigado

  70. Olá! Tenho uma dúvida: pode ser feito um divórcio por procuração dos dois cônjuges para um único advogado? Ainda, se for possível, também poderá ser esse mesmo advogado o assistente? Obrigada!

  71. O divorcio deve ser feito no mesmo cartório em que foi celebrado o casamento?
    Casei em Goias moro atualmente em Minas Gerais, o divorcio pode ser feito em qualquer dos estados?

  72. Fabiana Feitosa

    Como faço o divórcio no cartorio de notas?
    Precisa de advogado ?
    Temos 1 filho menor, e ambos concordamos com o divórcio já que estamos a 1 ano separados de corpos e não temos bens a dividir, uma vez que o regime acordado na ocasião do casamento foi de Separação total de bens.

  73. Olá!Meu marido casou no Maranhão,separou e construiu uma nova família,e primeira esposa tinha dado entrada pr se divorciar só que ele por raiva não assinou,faz mais de 32 anos sem contato com a ex,e agora que estamos juntos ele quer divorciar da mesma,só que ela mora no Maranhão e ele em são Paulo, tem como fazer sem ter a presença dele ou dela,

    1. Gostaria de me separa já não moro com ele mais estou desempregada e ele é usuário de drogas meu ex marido e mesmo assim ele disse que não é vai assina gostariar se consigo da entreda no cartório

  74. Meu marido adquirir com terreno antes de se casa mas até a data de hj não foi passando p o seu none e eu js sou a terceira esposa, no caso de nossa separação como não sou casada com ele e só mente a primeira ,que tem direito e se o pai vier a falecer o q deverá ser feito sendo q conta a ainda no nome dó pai e no terreno cobtruimos uma casa

  75. Boa noite, gostaria de saber se no cartório eu posso converter uma certidão de separação litigiosa de 2007 em divorcio no cartório? Os filhos na época menores já maiores no dia de hoje.

      1. Sou separada consensualmente há 25 anos, posso fazer a conversão em divórcio no cartório, já que não temos bens e nem filhos menores, mesmo sem a vontade de meu ex-marido?

  76. Guilherme Moreira Mota

    Boa tarde.
    Após fazer a separação no cartório de notas, tenho que levar para o cartório que me casei para averbação?

  77. Quais documentos para comprovar hipossuficiencia? Não podemos pagar as taxas do cartório. Qual o valor para divorcio com partilha? Temos um apartamento financiado (Minha casa minha vida)

  78. alexandre cesar gonçalves

    BOM DIA ,
    AMIGO TENHO UMA EMPRESA QUE TEVE INICIO DOIS ANOS ANTES DO CASAMENTO E ERA INFORMAL , APOS O CASAMENTO TIREI O CNPJ , PARA A JUSTIÇA A EMPRESA FAZ PARTE DA DIVISÃO OU NÃO? . LEMBRANDO QUE SOU CASADO POR REGIME DE SEPARAÇÃO PARCIAL . OBG

    1. Olá Alexandre, tudo bem?

      A princípio entrará na divisão, pois legalmente a empresa surgiu após o casamento e no regime de comunhão parcial de bens tudo o que for adquirido a partir da data do casamento passa a ser propriedade comum ao casal.

  79. sou separado a 14 anos, ” separação consensual “, minha ex esposa veio a falecer, como fica os bens..? temos uma filha em comum..não foi feito divorcio.

    1. Shirley Mirian Gazzetta

      Ola Clebsob, bom dia.

      toda vez que um cônjuge falece, ha necessidade de se abrir um inventario para que os herdeiros, no caso sua filha, possa ser declarada dona da metade dos bens, a parte que era da mãe. a outra metade é sua por direito.
      Sou advogada e trabalho nessa área.

      att.
      Shirley Mirian Gazzetta
      Nova Odessa/SP fone 19-34765825

    1. estou separado ha 14 anos, nao tivemos filhos e nao temos bens p dividir.So q moro na Bahia e ela em Sao paulo. Assim fica mais facil separar? O q devo fazer?

  80. FLAVIO HENRIQUE BORGES

    Complicado é que nossas leis são muito interpretativas, no meu caso minha atual esposa fez uma separação consensual onde consta no despacho judicial a guarda do filho menor , partilha de bens e pensão alimentícia, no texto de vocês consta que se houver uma decisão como essa o divórcio poderá ser homologado em cartório mesmo tendo filhos menores , mas o cartório desconhece tal provimento e não aceita . Afinal pode ou não fazer o divórcio em cartório , após ter feita uma separação consensual em juízo com todos os quesitos legais .

  81. Tenho uma casa que não tem documentos de escrituras em cartorio, se eu me separar terei que apresentar ela nos documentos de separação? Observação: uma casa de herdeiros por partes dos meus avós.

    1. Shirley Mirian Gazzetta

      ola Paulo, bom dia.

      Se não ha documentos da casa e ela foi fruto de herança, vc não precisa declarar para partilha.

      att.
      Shirley
      advogada em Nova Odessa/SP
      telefone 34765825

    1. Shirley Mirian Gazzetta

      ola Ieda, bom dia.
      Infelizmente o convenio Defensoria /OAB SP não fornece advogado de graça para esse tipo de divorcio, apenas par a o Judicial.

      att.
      Shirley
      Advogada em Nova Odessa/SP
      telefone 19 3476 5825

      1. Olá Tony,

        Existe a possibilidade sim, porém neste caso não há como fazer pelo cartório, apenas pela via judicial. Pelas vias judiciais, por exemplo, o cônjuge de que não se sabe o paradeiro será citado por edital caso não seja localizado. O único problema é que esse procedimento pode demorar bastante.

  82. Bom dia.

    Qual o Valor para realizar o divórcio?

    É necessário Advogado?

    Eu sendo Advogado, posso realizar meu próprio divórcio no cartório?

    1. Olá Jefferson, tudo bem?

      O valor do divórcio em cartório (extrajudicial) vai variar de advogado para advogado e de estado para estado, já que cada estado possui tabelas próprias. Em São Paulo, por exemplo, as taxas do cartório para a Separação e Divórcio sem Partilha ficam em torno de R$366,39. Em relação aos honorários do advogado também variam de acordo com a região, respeitando a tabela de honorários definida para a localidade.

  83. Olá, bom dia!
    Tenho duas dúvidas:
    1º Ainda está em vigor a separação consensual no cartório ou temos que partir direto para o divórcio? 2º Qual estado civil o indivíduo passa a ter após a separação consensual?

    1. Shirley Mirian Gazzetta

      ola Pedro, bom dia.

      1 – sim ainda esta em vigor a Separação Judicial, embora quase ninguém faça uso dela.
      2 – o estado civil de quem opta pela separação apenas, é SEPARADO.

      ATT.
      SHIRLEY
      Advogada em Nova Odessa/SP
      TEL 34765825

      1. Shirley, uma dúvida.. Minha mãe ainda é casada com meu pai há um bom tempo.. E não vivem juntos, recentemente entrou um contato com ela, querendo divórcio consensual, qual seria o método mais rápido para divórcio?

    2. Fui separada pela lei consensual mais agora vivo com outra pessoa e QUERO me casar dinovo mesmo assim tem que pedir para fazerem papel divórcio ou só separação consensual já posso se casar dinovo

  84. OLÁ BOA TARDE DEI ENTRADA ATRAVES DO ADVOGADO NO CARTORIO PARA A SEPARAÇÃO SOMOS CASADOS A 10 ANOS, SOMENTE A 2 NO PAPEL E COMPRAMOS UM APTO ANTES DE CASAR NO PAPEL ISSO PODE DAR PROBLEMA OU NÃO, NA PARTILHA DE BENS PQ NÃO ERAMOS CASADOS NO PAPEL QD COMPRAMOS, MAS ESTA NO NOME DOS DOIS.

    OBRIGADA

      1. Dá pra averbar uma sentença de um divorcio pelo correio já que a pessoa se casou em um estado e esta se divorciando em outro ?

    1. Shirley Mirian Gazzetta

      ola Daniela, bom dia.

      não sei o que vc chama de “dar problema”, mas se o apto esta em nome dos dois, ele deve ser declarado para ser partilhado entre os dois.
      não importa se eram casados ou não, o que conta é o registro do documento.
      att.
      Shirley
      Advogada em Nova Odessa/SP
      telefone 19 3476 5825

    2. vcs vivam em união estável, e casamento a dois anos.
      pode comprovar a união com fotos, testemunhas
      e se o imóvel está no nome dos 2 vcs são meeiros
      procure um advogado

    1. Olá, com declaração de pobreza, para realizar o divórcio consensual precisa do defensor público. Procure a defensoria pública do seu Estado. Também, com declaração de pobreza as custas cartorárias não são devidas (não precisa pagar as taxas do cartório).

      1. Já fazem 10 anos que tenho minha certidão de separação averbada,uso meu nome de solteira desde então,a outra parte não vejo desde a separação e tbm não tenho bens e nem filhos menores com o mesmo.Gostaria de saber se posso pedir ao cartório certidão de divórcio. Pois na vivo em união estável com outra pessoa a 9 anos.

    2. Boa noite gostaria de algumas informações,pois a mãe de minha esposa foi casada e se separou a mais de trinta e oito anos e a pessoa com quem ela se casou sumil no mapa sem contato sem endereço sem bens sem.fikhos com o mesmo hoje ela se encontra com problemas pois saiu a inscrição da minha casa minha vida para ela i ela foi sorteada só que está tendo esse impecilho pois a caixa quer que o tal ex sumido a 38 anos assine pessoas ajuda para eu e minha esposa poder repassar para mãe dela por favor

        1. Quero a separacao de bens.Sou casada com comunhao de bens ha 53 anos. Financeiramente sempe meu marido viveu dilapidando nossos bens. Nao sei nada de suas financas. So queria a separacao de bens e nao de corpos. Obrigada

        2. Boa noite,Resido no Rio e tenho a certidão de separação consensual e o Mandato de averbação desde 1993,quero comprar um imóvel em meu nome,isto é possível ou terei que retornar a Alagoas para fazer o divórcio nesta capital.obrigado

          1. Meu divórcio consensual, por enquanto sem separação de bens, já está marcado no cartório, mas ainda tenho dúvidas :
            – Qual os custos para fazer posteriormente a divisão de bens?
            – Não farei alteração no nome neste momento, mas posso fazer posteriormente só através do cartório? E quais os custos?
            – Temos bens que estão a venda, o que o divórcio consensual pode complicar e/ou onerar os processos de venda no futuro?
            Agradeço antecipadamente. Miriam

      1. Separei recentemente no divórcio consensual qdo recebir minha certidao la consta que o casal não adquiriu bem a compartilhar o que isso significa ??

    1. Shirley Mirian Gazzetta

      ola Monica, bom dia.

      no seu caso não ha possibilidade de ser feito um divorcio extrajudicial, vc deve mesmo entrar na via Judicial para conseguir e demora bastante…

      outra explicação,
      não existe divorcio por edital, o que existe é citação por edital, quando a pessoa não pode ser encontrada para ser citada pessoalmente.

      att.
      Shirley
      Advogada em Nova Odessa/SP
      telefone 19 3476 5825

        1. Se você ganha menos de $ 2.000,00 mensais procure a defensoria pública ou constitua um advogado como patrono da sua causa diretamente em um escritório de advocacia.
          Ps: Dr Waldeci Pereira Lima (11) 9878-61728

    2. Monica, procure urgente um advogado, pois há dispositivo no código civil que pode considera-lo morto. já que ele está ausente a mais de 20 anos. e podendo haver a partilha, herança.
      procure um advogado.

          1. Minha filha casou em uma cidade ficou casada 3 meses e está separada a 1 ano para ela divorciar tem que ser na cidade q ela casou por agora ela mora em outra.

        1. Se for simplesmente a segunda via da certidão de casamento com a averbação do divórcio você consegue retirar apresentando a declaração de hipossuficiência ( declaração de pobreza).

          1. Bom dia
            Consegui o divórcio direto
            Porém o cartório em que casamos fica em outro estado e não tenho como pegar a certidão , o que faço ?

          2. Estou separada a 26 anos, o foi uma separação consesual, na presença do juiz, agora quero me casar denovo, o documento que tenho e certidão de separação consesual, só com essa eu posso dá entrada no cartório pra casar, ou tenho que pegar algum documento no forum?

        1. Quero cancelar o divórcio consensual. Na Defensoria Pública Por que de entrada em outra cidade divórcio litigioso? Com meu advogado particular. Tem como? Eu consegui cancelar.

          1. Olá Danielle,

            Depois que é feito o casamento em cartório, o documento que passa a ser apresentado é a certidão de casamento, e neste caso quando há o divórcio, a certidão é apresentada com a averbação do divórcio. A certidão fica registrada para sempre no cartório.

          1. Olá Leandro, como vai?

            A certidão de casamento com averbação do divórcio é um documento público, em que uma nova via pode ser solicitada sempre que necessário. Desta forma, é possível que ambos possuam uma via da certidão.

        1. Gostaria de saber se mim divorciando tenho que perder a casa pq tenho 3 filhas 8/11 aninhos
          Ele e desempregado e usuario de drogas e sem responsabilidade o que eu fasso ?

        2. Nós nós separamos concensulalmente ,estamos vivendo como amantes o divórcio pode ser anulado pois até agora nem fui ao cartório e não entreguei nenhuma documentação ???

          1. Olá Robson,

            Para pegar essa certidão averbada, é necessário que o divórcio seja averbado na certidão de casamente. Neste caso o juiz deve dar a sentença para averbar no cartório. Se isso já foi feito, basta apenas solicitar uma segunda via da certidão de casamento.

          1. Bom dia meu nome é Juliana eu queria saber se meu namorado Marcus Aurelius já deu entrada do divórcio porque a gente está junto 10ele fala que já deu a entrada do divórcio isso já faz 3 anos e nada de sair,ele falaver separacao eu queria saber se ele deu mesmo a entrada do divórcio obrigada bom dia ele é do rio de janeiro.

      1. Quero min devociar tenho 39 anos que somos casado vivemos 6 meses desse 39 anos hoje tenho outra família maravilhosa então quero min devociar sera que o juízo já ass cem depender dele ir ao cartorio

    1. Maria Vilani da Silva

      Separei em minas gerais 97 separação consensual porém voltei. Pro rio e não pequei documento algum como faço pra pegar esse documento sem ter que voltar em minas me ajudem

        1. Oi boa noite queria saber como faço para divorcia. Mais não tenho notícias da ex mulher e já tem oito anos de separados e estou querendo casar

          1. Olá Danilo,

            Nesse caso, como não tem o endereço dela, você precisará entrar com uma ação de divórcio, informando que atualmente não sabe do seu paradeiro. Dessa forma, à requerimento do seu advogado, o Juiz poderá determinar alguns meios para que se descubra o endereço de sua esposa, em caso positivo ela será citada da ação. Em caso negativo ela será citada por edital e o processo terá seu curso normal.

    2. Genilson Soares da Silva

      Boa tarde.pretendo m separar no consenssual
      Estamos de acordo com o divórcio ,temos.2 filhos já de maiores é não temos bens oque é preciso eu casei em Pernambuco é moro na Paraíba é preciso procurar o cartório de.pernambuco pago alguma coisa por isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *